Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado russo em forte queda após novas sanções dos EUA

Os EUA aprovaram novas sanções contra empresas russas, o que levou a bolsa e a moeda do país a desvalorizarem fortemente. As praças europeias seguem também em queda, pressionadas pelas novas medidas de Washington.

Reuters
17 de Julho de 2014 às 13:14
  • 2
  • ...

A administração Obama aprovou na quarta-feira, 16 de Julho, uma nova série de sanções contra empresas russas. Os EUA pretendem que Vladimir Putin (na foto) deixe de apoiar os separatistas pró-russos no Este da Ucrânia, de modo a acabar com os conflitos no país. Por isso, Washington usa as armas económicas que tem ao seu alcance. Os investidores reagiram e levaram o Micex, principal índice bolsista russo, e o rublo para mínimos.

 

As principais praças europeias estão também em queda esta quinta-feira, pressionadas pelas novas medidas dos EUA. A liderar as quedas está mesmo o PSI-20, que segue a perder 1,46%, com as acções do BES a penalizarem o índice português. O Stoxx 600, índice europeu de referencia, segue a cair 0,85%. O DAX perde 0,88%, a bolsa italiana cai 1,45% e o índice francês desliza 1,05%.

 

O Governo norte-americano adicionou na quarta-feira, 16 de Julho, mais empresas à sua lista de restrições. Entre as visadas está a gigante petrolífera OAO Rosneft e a energética OAO Novatek. O objectivo passa por restringir o financiamento destas empresas, limitando-lhes o acesso ao mercado.

 

As sanções impostas durante o primeiro semestre tiveram já fortes repercussões na economia. Algo que os investidores temem agora que se agrave, o que os levou a reduzir a exposição aos activos, devido ao risco inerente.

 

O Micex segue a cair 3,04% esta quinta-feira para o valor mais baixo desde 6 de Maio. Ao mesmo tempo, esta é a maior queda em mais de quatro meses. Já a OAO Rosneft é uma das cotadas mais visadas. A petrolífera chegou a perder um máximo de 6,30% - o que representa a maior queda desde Novembro de 2011 -  para um mínimo de 5 de Junho (6,62 dólares). Entretanto, a petolífera já aliviou parte das quedas seguindo a perder 5,49%. A OAO Novatek recua 11,23%, a maior queda desde Março.

 

A tendência de queda é geral e o rublo é um dos mais penalizados. A divisa do país liderado por Putin já caiu 1,21% nesta manhã para 0,02855 dólares, o valor mais baixo desde 5 de Junho. Esta foi a maior queda em mais de um ano.

Ver comentários
Saber mais Rússia Ucrânia sanções EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio