Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maria João Carioca vai ser a nova CEO da Euronext Lisboa

Isabel Ucha assumiu interinamente o cargo de líder da gestora da bolsa portuguesa, mas vai ser substituída pela actual membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos no segundo semestre.

DR
31 de Março de 2016 às 09:37
  • ...

A Euronext Lisboa já tem um CEO. Maria João Carioca (na foto) foi a escolhida para assumir a liderança da bolsa portuguesa sucedendo a Luís Laginha de Sousa. A eleita, que é actualmente membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos iniciará funções no segundo semestre deste ano. Até lá, Isabel Ucha mantém-se como presidente interina.

O nome de Maria João Carioca foi aprovado por unanimidade pelo conselho de supervisão da Euronext, de acordo com o comunicado emitido pela gestora das bolsas de Lisboa, Paris, Amesterdão e Bruxelas. Além do cargo de CEO da Euronext Lisboa, será também CEO da Interbolsa e membro do Conselho de Administração da Euronext N.V.

A nova CEO da bolsa de Lisboa "irá juntar-se à Euronext durante o segundo semestre de 2016, depois de completar as suas actuais tarefas na CGD [pertence à comissão executiva e tem ainda a seu cargo as funções do Marketing e das TI/Operações] e receber as aprovações relevantes regulatórias e dos accionistas", acrescenta o comunicado. Até lá, Isabel Ucha manterá a liderança interina da bolsa, posição assumida após a saída de Luís Laginha de Sousa.


"A nova CEO da Euronext Lisbon tem uma vasta experiência no sector financeiro europeu. A sua comprovada experiência em funções executivas, combinando exigentes desafios de desenvolvimento de negócios com elevado desempenho operacional e as configurações de sistemas tornam-na a pessoa mais relevante para liderar as operações da Euronext em Portugal", diz a Euronext.


"Estamos muito satisfeitos em receber Maria João Carioca na nossa equipa e agradecemos-lhe por aceitar esta posição chave no seio do grupo", diz Stéphane Boujnah, CEO da Euronext. E acrescenta: "estou confiante de que sua forte experiência em mercados financeiros permitirá que continue a desenvolver as nossas operações em Portugal". 


(Notícia actualizada às 9:40 com mais informações sobre a designação da nova CEO da Euronext Lisboa)

Ver comentários
Saber mais bolsa Euronext Lisboa CGD presidente CEO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio