Notícia
Maria João Carioca vai ser a nova CEO da Euronext Lisboa
Isabel Ucha assumiu interinamente o cargo de líder da gestora da bolsa portuguesa, mas vai ser substituída pela actual membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos no segundo semestre.
A Euronext Lisboa já tem um CEO. Maria João Carioca (na foto) foi a escolhida para assumir a liderança da bolsa portuguesa sucedendo a Luís Laginha de Sousa. A eleita, que é actualmente membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos iniciará funções no segundo semestre deste ano. Até lá, Isabel Ucha mantém-se como presidente interina.
O nome de Maria João Carioca foi aprovado por unanimidade pelo conselho de supervisão da Euronext, de acordo com o comunicado emitido pela gestora das bolsas de Lisboa, Paris, Amesterdão e Bruxelas. Além do cargo de CEO da Euronext Lisboa, será também CEO da Interbolsa e membro do Conselho de Administração da Euronext N.V.
A nova CEO da bolsa de Lisboa "irá juntar-se à Euronext durante o segundo semestre de 2016, depois de completar as suas actuais tarefas na CGD [pertence à comissão executiva e tem ainda a seu cargo as funções do Marketing e das TI/Operações] e receber as aprovações relevantes regulatórias e dos accionistas", acrescenta o comunicado. Até lá, Isabel Ucha manterá a liderança interina da bolsa, posição assumida após a saída de Luís Laginha de Sousa.
"A nova CEO da Euronext Lisbon tem uma vasta experiência no sector financeiro europeu. A sua comprovada experiência em funções executivas, combinando exigentes desafios de desenvolvimento de negócios com elevado desempenho operacional e as configurações de sistemas tornam-na a pessoa mais relevante para liderar as operações da Euronext em Portugal", diz a Euronext.
"Estamos muito satisfeitos em receber Maria João Carioca na nossa equipa e agradecemos-lhe por aceitar esta posição chave no seio do grupo", diz Stéphane Boujnah, CEO da Euronext. E acrescenta: "estou confiante de que sua forte experiência em mercados financeiros permitirá que continue a desenvolver as nossas operações em Portugal".
(Notícia actualizada às 9:40 com mais informações sobre a designação da nova CEO da Euronext Lisboa)