Notícia
Investidor activista escolhe a Nestlé para a maior aposta de sempre
A Third Point de Daniel Loeb investiu 3,5 mil milhões de dólares na Nestlé e já pediu alterações na gestão da gigante suíça.
Dan Loeb, um dos investidores activistas mais conhecidos do mundo, construiu uma posição na Nestlé avaliada em 3,5 mil milhões de euros, tendo já enviado à companhia uma carta onde reclama várias alterações na gestão.
De acordo com a Bloomberg, este é o maior investimento de sempre de Third Point, a empresa que Dan Loeb fundou há cerca de duas décadas.
Loeb tem cerca de 40 milhões de acções da Nestlé, que representam apenas 1,3% do capital da firma suíça, que tem um valor de mercado de 263 mil milhões de dólares. Uma posição diminuta, mas que ainda assim levou o investidor a escrever uma carta à Nestlé, onde sugere uma série de alterações estratégicas, como a venda da posição na firma de cosméticos L’Oreal, aumentar o endividamento para reforçar a compra de acções próprias e fixar um objectivo de rentabilidade.
"É raro encontrar um negócio com o da qualidade da Nestlé que tenha tantas vias de crescimento", refere a carta, citada pela Bloomberg.
Os investidores activistas são conhecidos por apostarem numa empresa para forçarem a gestão a efectuar uma série de alterações, que podem ser pouco profundas, ou muito radicais, como dividir empresas, alienar negócios e propor fusões e aquisições.
A Third Point, de Daniel Loeb, é conhecida sobretudo pelos investimentos em empresas norte-americanas e japonesas, mas mais recentemente tem apostado na Europa. Citando as melhores perspectivas económicas e redução do risco político, a Third Point investiu recentemente no italiano UniCredit e na alemã EON.
O investimento na Nestlé surge numa altura em que a indústria dos bens de consumo alimentares está em destaque, depois da Unilever ter rejeitado uma oferta da norte-americana Kraft, tendo ocorrido outras movimentações no sector, com a Danone a vender activos e a Reckitt Benckiser a tentar vender a divisão de alimentos.
Bill Ackman, Paul Singer e Carl Icahn são outros dos investidores mais conhecidos no mercado mundial, sendo também, a par de Loeb, dos mais temidos pelos gestores das empresas.