Notícia
Governo anuncia preço da OPV dos CTT na segunda-feira
Conselho de Ministros definirá o intervalo de preços de venda das acções dos CTT durante o fim-de-semana e publicará os valores na segunda-feira de manhã. A oferta pública de venda decorrerá durante duas semanas.
O Conselho de Ministros debateu esta quinta-feira o processo de privatização dos CTT, mas não ficou ainda definido o intervalo de preços a que as acções da companhia serão vendidas, uma vez que ainda não terminou o “road show” que está a ser feito junto dos investidores institucionais.
Segundo explicou Marques Guedes no “briefing” do Conselho de Ministros, o assunto da privatização dos CTT foi “tratado” no Conselho de Ministros, mas não consta do comunicado, uma vez que o “assunto não está fechado”.
Isto porque o “road show” que está a ser realizado junto dos investidores só termina amanhã e “seria errado estabelecer-se os intervalos” de preço de venda das acções antes de terminado este “road show”, explicou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros.
Marques Guedes afirmou que no “road show” foram contactados cerca de 60 investidores e entre hoje e amanhã haverá reuniões com mais umas dezena deles.
Os ministros foram já informados dos preços previsíveis que constarão do intervalo, mas só durante o fim-de-semana é que o valor será fixado e deliberado em Conselho de Ministros. A reunião será efectuada “por via electrónica” e não haverá uma reunião física.
Depois de fixado o intervalo de preços de venda das acções dos CTT na oferta pública de venda, este será comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) às 9h00 de segunda-feira. No próprio dia, deverá ser publicado em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros sobre esta matéria, onde todos os detalhes serão anunciados.
Neste documento constará também a divisão das tranches do capital dos CTT que serão vendidos a institucionais e investidores particulares. Falta também saber se haverá desconto para pequenos investidores, uma prática habitual nas últimas privatizações.
Esta resolução do Conselho de Ministros a publicar em Diário da República é fundamental para que o prospecto da operação seja aprovado pela CMVM.
O “calendário está todo a ser cumprido e é para manter”, revelou Marques Guedes, referindo que a oferta das acções vai ter lugar durante duas semanas. A operação, que prevê a venda de 70% do capital da companhia, deverá estar concluída em Dezembro.
O Negócios tinha já noticiado que o Governo contava com uma avaliação dos CTT na ordem dos 600 milhões de euros no âmbito da privatização.
O ministro recusou divulgar quais são os bancos responsáveis pela colocação as acções na OPV.