Notícia
Fidelidade transfere 49% da Luz Saúde para a Fosun
O grupo chinês Fosun International Limited comprou 49% das acções da Luz Saúde à Fidelidade, seguradora que também é detida pelo grupo chinês.
A seguradora Fidelidade vai deixar de controlar 98% da Luz Saúde, apesar de continuar ser a detentora da maioria das acções. Os chineses da Fosun International Limited, que controlam 85% da Fidelidade, decidiram adquirir 49% do capital do grupo de saúde liderado por Isabel Vaz (na foto), de acordo com um comunicado enviado à CMVM. A liderança da Luz Saúde não sofre qualquer mudança.
A sociedade sediada em Hong Kong adquiriu 46.815.704 acções que eram detidas pela Fidelidade, com um valor nominal de 1 euro. O valor do negócio não foi revelado. Assumindo o preço da OPA de 2014, ascende a 234,5 milhões de euros. A Fidelidade, que detinha até aqui 98,788% da Luz Saúde (ex-Espírito Santo Saúde), passa, com esta operação, a deter 49,788%, o que equivale a 47.568.659 acções. Os restantes 49%, e respectivos direitos de voto, ficam nas mãos da Fosun. O capital remanescente, 1,212%, está disperso em bolsa por pequenos accionistas.
A operação de "redução da participação qualificada directa da Fidelidade" surge "no quadro de um processo de reorganização intra-grupo", que "mantém o modelo de governance vigente", enquanto vê serem "transmitidas para a Fosun International parte das acções representativas do capital social da Luz Saúde de que a Fidelidade é titular directa", lê-se no referido comunicado.
A Luz Saúde registou lucros de 8,7 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, uma ligeira redução face aos 10 milhões obtidos em igual período do ano passado.