Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fidelidade transfere 49% da Luz Saúde para a Fosun

O grupo chinês Fosun International Limited comprou 49% das acções da Luz Saúde à Fidelidade, seguradora que também é detida pelo grupo chinês.

Pedro Elias/Negócios
26 de Outubro de 2017 às 17:35
  • ...

A seguradora Fidelidade vai deixar de controlar 98% da Luz Saúde, apesar de continuar ser a detentora da maioria das acções. Os chineses da Fosun International Limited, que controlam 85% da Fidelidade, decidiram adquirir 49% do capital do grupo de saúde liderado por Isabel Vaz (na foto), de acordo com um comunicado enviado à CMVM. A liderança da Luz Saúde não sofre qualquer mudança.

 

A sociedade sediada em Hong Kong adquiriu 46.815.704 acções que eram detidas pela Fidelidade, com um valor nominal de 1 euro. O valor do negócio não foi revelado. Assumindo o preço da OPA de 2014, ascende a 234,5 milhões de euros. A Fidelidade, que detinha até aqui 98,788% da Luz Saúde (ex-Espírito Santo Saúde), passa, com esta operação, a deter 49,788%, o que equivale a 47.568.659 acções. Os restantes 49%, e respectivos direitos de voto, ficam nas mãos da Fosun. O capital remanescente, 1,212%, está disperso em bolsa por pequenos accionistas.

 

A operação de "redução da participação qualificada directa da Fidelidade" surge "no quadro de um processo de reorganização intra-grupo", que "mantém o modelo de governance vigente", enquanto vê serem "transmitidas para a Fosun International parte das acções representativas do capital social da Luz Saúde de que a Fidelidade é titular directa", lê-se no referido comunicado.

 

A Luz Saúde registou lucros de 8,7 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, uma ligeira redução face aos 10 milhões obtidos em igual período do ano passado.

Ver comentários
Saber mais Luz Saúde hospitais Isabel Vaz Fosun Fidelidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio