Notícia
"Fat-finger" leva companhia aérea das Filipinas a afundar 38%
As ações da Cebu Air afundaram 38% nos últimos minutos da sessão na bolsa das Filipinas. A culpa foi de um erro na execução de uma ordem.
A Cebu Air fechou a sessão de hoje a afundar 38%, a queda diária mais forte de sempre para a companhia aérea "low cost" das Filipinas.
A queda abrupta, que retirou 21,3 mil milhões de pesos (369 milhões de euros) à capitalização bolsista da cotada, aconteceu nos minutos finais de negociação.
Segundo a Bloomberg, a movimentação da cotação das ações ficou a dever-se a um erro de um operador de uma corretora local.
"O nosso trader não queria vender ações da Cebu Air", disse a Quality Investment & Securities, que executou a ordem que fez afundar as ações da companhia aérea.
Antes, já o CEO da Cebu Air tinha anunciado ao mercado que a queda das ações deveria estar relacionada com um erro de execução de uma ordem, o que é conhecido no mercado por "fat-finger".
"Amanhã a cotação deve recuperar", afirmou Lance Gokongwei. Como a ordem foi dada nos últimos minutos da sessão, não houve tempo para a cancelar antes do fecho.
Os erros humanos na execução de ordens bolsistas são habituais e muitas vezes têm forte impacto no mercado. Recorde aqui alguns.