Notícia
Expectativa de aprovação de Orçamento dos EUA anima Wall Street
As bolsas norte-americanas encerraram em terreno positivo, com os investidores a acreditarem que vai haver acordo para o Orçamento federal de 2013. O sector financeiro foi o que teve melhor desempenho.
As praças do outro lado do Atlântico fecharam a subir, impulsionadas pela expectativa de que o Congresso norte-americano irá aprovar o Orçamento federal para o próximo ano.
Há duas semanas, a Administração Obama rejeitou uma proposta republicana que visava impedir o precipício orçamental, mas que não previa a introdução de impostos mais altos para quem tem maiores rendimentos. No entanto, existe a expectativa de que se chegue a um acordo.
O precipício orçamental (o chamado “fiscal cliff”) é a imagem usada para descrever os ajustamentos que estão programados e que passam por aumentos automáticos de impostos e cortes de despesas no final deste ano nos EUA já no dia 1 de Janeiro de 2013, no valor de 607 mil milhões de dólares.
O índice industrial Dow Jones avançou 0,76%, fixando-se nos 13.235,39 pontos, enquanto o S&P 500 somou 1,2%, para os 1.430,45 pontos.
O Nasdaq, por seu lado, registou um acréscimo de 1,32% para se estabelecer nos 3.010,60 pontos, apesar da queda da Apple.
O sector financeiro esteve em destaque, entre os grupos do S&P 500 que mais subiram. A seguradora AIG foi uma das notas positivas, sustentada pelo plano de vender o equivalente a 6,5 mil milhões de dólares em acções do AIA Group.