Notícia
Euronext Lisbon pressionada pela EDP e pelo BCP
A bolsa nacional seguia em queda, a acompanhar a tendência das congéneres europeias, pressionada pelas quedas de quase 1% da EDP e do BCP. O PSI-20 recuava 0,37% com a Sonae SGPS e a Brisa a evitarem maiores perdas.
A bolsa nacional seguia em queda, a acompanhar a tendência das congéneres europeias, pressionada pelas quedas de quase 1% da EDP e do BCP. O PSI-20 recuava 0,37% com a Sonae SGPS e a Brisa a evitarem maiores perdas.
O PSI-20 [psi20] caía 0,37% para os 7.816,44 pontos com nove acções em queda, cinco a subir e seis inalteradas.
A Energias de Portugal (EDP) [edp] desvalorizava 0,90% para os 2,19 euros.
O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] deslizava 0,95% para os 2,09 euros, depois de ter registado uma passagem em bolsa de 15 milhões de títulos. Nos últimos dias o BCP tem transaccionado volumes elevados, um movimento que poderá estar relacionado com a aproximação da data de pagamento dos dividendos.
Habitualmente, antes das empresas pagarem dividendos, os seus accionistas transaccionam elevados lotes de acções das companhias em causa, numa operação conhecida como «lavagem de dividendo», que visa obter ganhos fiscais.
O Grupo Sonae evitava maiores perdas com a Sonae Indústria [sona] a ganhar 1,8% para os 5,09 euros e a Soane SPGS [son] a subir 0,85% para os 1,18 euros. A avaliação da «holding» Sonae SGPS poderá aumentar em 12% caso a participada Sonae Sierra cumpra o objectivo de duplicar o valor líquido dos activos, sem recorrer a aumentos de capital ou à alteração da política de dividendo. A ES Research calcula um impacto positivo de 0,15 euros por acção.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] recuava 0,44% para os 9,1 euros, depois de ter registado ganhos nas últimas três sessões, duas das quais as subidas foram superiores a 1%. A operadora nacional vai arrecadar 11,5 milhões de euros com os dividendos distribuídos pela Companhia de Telecomunicações de Macau. A operadora nacional detém 28% do capital da empresa.
A Ibersol [ibrs] subia 0,39% para os 5,17 euros. Os lucros da Ibersol aumentaram 23,6% em 2004, em termos homólogos, tendo alcançado os 7,5 milhões de euros, revelou a empresa em comunicado à CMVM acrescentando que as vendas foram de 139,4 milhões de euros.