Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro sobe após manutenção de taxas pelo BCE

O euro subia face ao dólar, beneficiando da decisão do Banco Central Europeu (BCE), que hoje manteve a sua principal taxa de juro inalterada nos 4,75%, permitindo à Zona Euro continuar com um «spread» positivo em relação às taxas norte-americanas.

26 de Abril de 2001 às 17:24
  • ...
O euro subia face ao dólar, beneficiando da decisão do Banco Central Europeu (BCE), que hoje manteve a sua principal taxa de juro inalterada nos 4,75%, permitindo à Zona Euro continuar com um «spread» positivo em relação às taxas norte-americanas.

A moeda única transaccionava nos 0,9019 dólares, depois de ter iniciado a sessão nos 0,8977 dólares.

Com a manutenção das taxas por parte do BCE, «continua a existir um “spread” positivo favorável ao euro desde que a Reserva Federal (FED) baixou as taxas (…) e isto é positivo para a moeda europeia no curto e médio prazo, uma vez que aumenta a capacidade de atrair investimento», defendeu Maria Amélia Valverde, analista do Banco Espírito Santo (BES).

O BCE manteve hoje a sua taxa de referência, ou REFI, inalterada nos 4,75%, numa decisão que «era a esperada pelo mercado, tendo em conta o actual momento da inflação na Zona Euro», segundo a mesma fonte.

O FED já baixou a sua principal taxa de juro num total de 200 pontos base desde o início do ano, para os actuais 4,5%, fazendo com que o preço do dinheiro na Zona Euro seja mais caro do que no outro lado do Atlântico, o que acontece pela primeira vez desde a criação da União Económica e Monetária (UEM).

Com taxas de juro mais elevadas, alguns tipos de investimento, como as contas a prazo ou as obrigações, ficam mais atractivos para os investidores.

A próxima reunião da autoridade monetária europeia vai realizar-se a 10 de Maio, com uma possível descida das taxas «a parecer pouco provável», tendo em conta que os primeiros indicadores avançados apontam no sentido da inflação voltar a subir na zona da moeda única, de acordo com a mesma analista.

A taxa de inflação da Zona Euro estava nos 2,6% no mês de Março, acima da meta de 2% avançada pelo BCE. A Comissão Europeia afirmou, num relatório divulgado esta semana, que este indicador deverá apontar para os 2,2% no final do corrente ano.

Durante o dia de amanhã, o Governo norte-americano vai divulgar os números relativos à evolução do produto interno bruto (PIB) da maior economia mundial no primeiro trimestre deste ano, com os analistas a aguardarem uma progressão na ordem dos 1,1% face aos três meses anteriores.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio