Notícia
Euro recua com tomada de mais-valias
O euro descia 0,62% face ao dólar, com a divisa europeia a ser prejudicada pela tomada de mais-valias depois das valorizações verificadas no final da última semana e pela descida da confiança dos empresários da Zona Euro.
A moeda única cotava nos 0,9299 dólares e desvalorizava 0,50% relativamente à divisa nipónica, ao transaccionar nos 110,74 ienes.
O recuo do euro estava relacionado com a «realização de mais-valias, já que na sexta-feira houve uma forte apreciação da moeda face ao dólar», defendeu Pedro Mendes, analista do Banco Comercial Português (BCP).
Na última sessão da semana passada, a moeda europeia encerrou a ganhar 0,58% para os 0,9358 dólares.
A descida do euro reflectia também «a queda do indicador sobre o clima de confiança para o sector dos serviços na Zona Euro, que recuou para o nível mais baixo desde 1999», defendeu a mesma fonte.
O índice de confiança dos empresários da Zona Euro recuou em Fevereiro para os 0,95 pontos, depois de situar-se no 0,98 pontos no mês anterior, atingindo os números mais baixos dos últimos 13 meses, anunciou hoje Comissão Europeia.
O iene atingiu hoje um novo mínimo dos últimos dois anos face ao dólar, quando a moeda norte-americana transaccionou 119,68 ienes, a ganhar 0,55%, com a divisa nipónica a ser prejudicada pelo facto de «o primeiro ministro do Japão ter enfrentado hoje uma moção de desconfiança que não passou», sublinhou o analista do BCP.
O líder do Executivo nipónico, Yoshiro Mori, enfrentou hoje uma moção de desconfiança no Parlamento, com o actual Governo de coligação a resistir por uma diferença de 80 votos, apesar da degradação da confiança no Governo por parte da população e da evolução negativa dos indicadores económicos naquele país.
Cada euro vale 200,482 escudos.