Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estabilização da situação geopolítica internacional impulsionou Wall Street

As principais praças norte-americanas beneficiaram dos avanços alcançados pela forças iraquianas e curdas no norte do Iraque e do aliviar da tensão entre Kiev e Moscovo. A confiança das empresas de construção civil dos Estados Unidos subiu, em Agosto, para o máximo de sete meses.

Bloomberg
18 de Agosto de 2014 às 21:10
  • ...

O índice Dow Jones fechou a primeira sessão da semana a avançar 1,06% para 16.838,74 pontos, acompanhado pelo Nasdaq que terminou o dia a subir 0,97% para 4.508,313 pontos.

 

Também o Standard & Poor’s 500 encerrou a valorizar 0,8% para 1.971,54 pontos, depois de na semana passada ter registado o maior ganho semanal desde Julho.

 

A garantir um sentimento de maior confiança aos investidores estiveram os últimos desenvolvimentos internacionais. No Iraque, as forças curdas e iraquianas recuperaram o controlo sobre a barragem de Mosul, depois de dez dias em que a maior barragem do país esteve sob a alçada das forças extremistas do Estado Islâmico.

 

Depois de um fim-de-semana sob fortes ataques aéreos do exército norte-americano, o Estado Islâmico perdeu o domínio sobre duas cidades próximas de Mosul, retirando para a zona oeste do país. Mosul, a maior cidade do norte do Iraque, está agora com um perímetro de segurança mais consolidado.

 

O encontro, desta segunda-feira em Berlim, entre os chefes das diplomacias da Ucrânia, da Rússia, da Alemanha e da França também serviu para reduzir o clima de tensão internacional.

 

Pavlo Klimkin, ministro dos Negócios Estrangeiro ucraniano, referiu que tinha sido alcançado um "progresso moderado". O seu congénere russo, Sergey Lavrov, não foi tão longe, limitando-se a reconhecer que das conversações surtiram efeitos ao nível da prestação de apoio humanitário.

 

De qualquer forma diminuíram, para já, os receios perante a possibilidade de um conflito armado na zona oriental da Ucrânia.

 

Nos Estados Unidos foi conhecido um novo dado económico que contribuiu para a boa performance de Wall Sreet. O índice da Standard & Poor’s que mede a confiança das empresas de construção civil subiu de 53 pontos em Julho para 55 em Agosto, o nível mais elevado dos últimos sete meses.

 

Ainda a influenciar o sentimento dos investidores continuam os dados económicos, conhecidos na semana passada, relativos às economias europeias e norte-americana.

 

Na Europa verificou-se uma estagnação, no segundo trimestre, das economias europeias, enquanto que nos Estados Unidos as vendas de retalho registaram os valores mais baixos em seis meses e os pedidos de subsídio de desemprego cresceram acima das estimativas.

 

A Dollar General fechou a subir 11,96% para 64,335 dólares numa sessão que se seguiu à apresentação de uma oferta de aquisição de 78,50 dólares por acção à Family Dollar. A Family Dollar encerrou a ganhar 5,05% para 79,8997 dólares. A oferta da Dollar General supera a recentemente apresentada pela Dollar Tree que se quedou nos 74,50 dólares por acção. 

 

A Achillion Pharmaceuticals somou 3,14% para 9,54 dólares, na sétima sessão consecutiva a registar ganhos depois do Deutsche Bank ter elevado a recomendação da farmacêutica para "comprar". 

 

(Notícia actualizada às 21h17 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Standard & Poor's 500 Dow Jones Nasdaq Iraque Mosul Ucrânia Rússia Pavlo Klimkin
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio