Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Entrada em bolsa da gigante saudita Aramco em risco

Os planos para a entrada em bolsa da petrolífera estatal saudita Saudi Arabian Oil, mais conhecida por Aramco, encontram-se parados e a operação poderá mesmo não acontecer, noticia o The Wall Street Journal. A empresa poderia ser avaliada em dois biliões de dólares.

Bloomberg
06 de Julho de 2018 às 13:59
  • ...

Os planos para a entrada em bolsa da petrolífera estatal saudita Saudi Arabian Oil, mais conhecida por Aramco, encontram-se parados e a operação poderá mesmo não acontecer, noticia o The Wall Street Journal.

A Oferta Pública Inicial (IPO) da Aramco era vista como a "operação do século", prevendo-se que a entrada em bolsa de 5% do capital da petrolífera poderia render 100 mil milhões de dólares (85.574 milhões de euros ao câmbio actual). Este montante avaliaria a empresa em dois biliões de dólares (1,7 biliões de euros).

Um responsável da empresa disse ao The Wall Street Journal que "toda a gente está praticamente convencida de que a operação não se realizará".

A entrada em bolsa da Aramco era um dos elementos-chave do plano de transformação da economia saudita lançado pelo príncipe herdeiro, Mohammed bem Salman.

O negócio gerou uma "guerra" entre as várias praças financeiras para tentar assegurar a presença da Aramco. Londres, Nova Iorque e Hong Kong eram algumas das cidades que estavam na corrida para acolher a petrolífera saudita.

A hipótese de cotar numa praça internacional estava a perder força nas últimas semanas devido a riscos legais e jurídicos. Assim, volta a estar em cima da mesa a possibilidade da Aramco se estrear na Tadawul, a bolsa de Riade.

Contactados pelo jornal norte-americano, quer o porta-voz da Aramco quer responsáveis governamentais sauditas recusaram responder. A decisão, refere o jornal, estará nas mãos do príncipe herdeiro.

Ver comentários
Saber mais IPO Saudi Arabian Oil Aramco The Wall Street Journal Oferta Pública Inicial. arábia saudita petrolífera bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio