Notícia
Emprego fraco nos EUA não trava ganhos em Wall Street
O S&P500 está a subir pela sexta sessão consecutiva, com os números fracos do emprego a terem um impacto limitado no desempenho dos índices.
As bolsas norte-americanas abriram a última sessão da semana em terreno positivo, apesar dos números do emprego, divulgados pelo Departamento do Trabalho dos EUA, terem decepcionado.
O Dow Jones valoriza 0,18% para 21.987,36 pontos e o Nasdaq ganha 0,23% para 6.443,637 pontos. O S&P500 está a subir (0,22%) pela sexta sessão consecutiva e todos os três principais índices preparam-se para concluir a segunda semana consecutiva de ganhos.
A prestação positiva desta sessão acontece apesar de o número de postos de trabalho ter aumentado menos (156 mil) que o esperado (180 mil), a taxa de desemprego ter subido uma décima para 4,4% e os salários terem aumentado (0,1%) abaixo das expectativas.
O relatório hoje publicado mostra uma interrupção nos sinais positivos do mercado de trabalho nos Estados Unidos e a confirmação que os salários continuam a crescer a um ritmo baixo.
Este dado económico não deverá travar os planos da Reserva Federal de começar a reduzir o balanço e continuar a subir as taxas de juro. Mas de acordo com economistas ouvidos pela Reuters, poderá levar a instituição liderada por Janet Yellen a ser menos agressiva no agravamento do preço do dinheiro, diminuindo as possibilidades de acontecer o terceiro aumento este ano.
"Foi um pouco decepcionante. O mercado de trabalho está bom, mas não tão forte como as pessoas pensavam", afirmou à Bloomberg Scott Anderson, economista-chefe do Bank of the West.
"Depois do relatório desta manhã com dados fracos do mercado de trabalho, na minha perspectiva, a Fed já não volta a subir os juros em 2017", comentou à Bloomberg Tom di Galoma, da Seaport Global Holdings.
Entre as cotadas que mais impulsionam os índices, a DuPont valoriza 0,89% depois de ter sido aprovada a fusão com a Dow Chemical. As tecnológicas e as cotadas do sector financeiro também sem destacam nos ganhos.
(notícia actualizada às 15:00 com mais infoirmação)