Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP alivia após fixar novo máximo desde Maio de 2011

As acções da EDP subiram em 11 das últimas 13 sessões e, apesar de estarem a cair ligeiramente, já tocaram esta manhã um novo máximo desde Maio de 2011.

  • ...

A EDP está a descer 0,49% para 2,657 euros, aliviando um pouco depois de esta manhã ter negociado a 2,67 euros por acção, um máximo desde Maio de 2011.

 

As acções subiram em 11 das últimas 13 sessões, incluindo a queda moderada que se regista nesta altura, e tem sido impulsionada pelos resultados apresentados pela eléctrica no final de Julho e pela garantia de António Mexia, o CEO, de que a eléctrica não irá baixar dividendos.

 

“Temos os 18,5 cêntimos de dividendo por acção como base. Iremos aumentá-lo se a companhia crescer. E não teremos qualquer alteração a esta base mínima de 18,5 cêntimos”, comentou António Mexia na “conference call” de apresentação dos resultados semestrais, a 26 de Julho.

 

No dia anterior, a EDP havia apresentado um crescimento homólogo de 4% do resultado líquido no primeiro semestre, para 603 milhões de euros.

 

O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da cotada liderada por António Mexia aumentou 4% para 1,96 mil milhões de euros. As receitas operacionais caíram 2% para 8,1 mil milhões de euros. Contudo, foram mais do que compensados pela redução dos custos directos em 5% para 5,21 mil milhões.

 

Os resultados apurados pela EDP superaram, na altura, as previsões dos analistas. A “poll” de estimativas compilada pela Reuters apontava para um resultado líquido de 572 milhões de euros e um EBITDA de 1,95 mil milhões de euros.

 

A EDP anunciou também que reduziu a dívida líquida em 545 milhões de euros e viu os resultados financeiros negativos diminuírem em 20 milhões de euros, face ao período homólogo, para 333 milhões de euros. A dívida situou-se em 17,68 mil milhões de euros no final do primeiro semestre.

Ver comentários
Saber mais EDP bolsa António Mexia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio