Notícia
EDP dispara 6% após resultados "fortes" e mensagem de "conforto" da gestão
As acções da EDP atingiram máximos de dois meses e estão a acumular ganhos em 2020.
A EDP está a reagir em forte alta aos resultados do primeiro trimestre que a elétrica apresentou na quinta-feira, já que os números apresentados pela empresa ficaram acima do esperado e a gestão liderada por António Mexia deu uma mensagem positiva aos analistas, reiterando todas as metas de resultados até 2022.
As ações ganham 5,14% para 4,09 euros, a aliviar de uma subida máxima de 6,12% para 4,128 euros, o que representa um máximo desde 10 de março. A EDP é das poucas cotadas do PSI-20 que está a acumular ganhos em 2020. Este ano os títulos valorizam mais de 6%, sendo que só a EDP Renováveis regista um desempenho superior.
A subida de hoje também ajuda a EDP a consolidar o estatuto de cotada mais valiosa da praça portuguesa, com uma capitalização bolsista de 15 mil milhões de euros.
Evolução das ações desde início do ano
A EDP anunciou após o fechou da sessão de ontem que encerrou o primeiro trimestre com um resultado líquido de 146 milhões de euros, o que representa um aumento de 45% face ao mesmo período do ano anterior. A elétrica sublinha que os resultados em análise tiverem "um impacto reduzido do período de confinamento associado à pandemia Covid-19, que teve início nos nossos principais mercados em meados de março".
Na nota de análise aos resultados da EDP, os analistas do CaixaBank BPI salientam que a elétrica conseguiu um desempenho superior ao esperado ao nível operacional. Os lucros ficaram 29% acima do esperado pelo mercado e 16% acima do previsto pelo CaixaBank BPI.
O EBITDA ficou 4% acima do estimado e a dívida caiu para 12.713, o nível mais baixo em 13 anos e que ficou 5% abaixo do esperado pelos analistas do CaixaBank BPI.
Além dos resultados acima do esperado, o CaixaBank BPI salienta que a gestão da EDP passou aos analistas uma "mensagem de conforto no que diz respeito ao impacto limitado" da covid-19 na atividade da companhia, mas também sobre a continuidade da estratégia de rotação de ativos e a posição no mercado ibérico.
Além disso, a EDP reiterou todas as metas de resultados até 2022, bem como a política de pagamento de dividendos. "Esperamos uma reação positiva a estes resultados acima do esperado", escreveram os analistas do CaixaBank BPI.
“Estamos a caminho de cumprir as metas a que nos comprometemos antes de 2022. Estamos à frente dos nossos planos. A EDP está bem posicionada para o que aí vem”, disse António Mexia na conferência com analistas.