Notícia
Bons resultados semestrais fazem Martifer disparar quase 5% em bolsa
O grupo liderado pelos irmãos Martins e a Mota-Engil está a registar, até ao momento, a maior subida intradiária desde 9 de maio de 2024. Desde o início do ano, a Martifer já valorizou 6,86% em bolsa.
Foi um primeiro semestre de sucesso para a Martifer e os resultados positivos estão a refletir-se em bolsa. O grupo controlado pelos irmãos Martins e a Mota-Engil encontra-se a disparar 4,81% em bolsa para 1,635 euros por ação. Até ao momento, é a maior subida intradiária desde 9 de maio deste ano.
Na primeira metade do ano, a empresa apresentou um resultado líquido de 11,5 milhões de euros, mais 2,4 milhões do que no mesmo período do ano passado – o que corresponde a um crescimento de 27% nos lucros. Os mercados estão a reagir com otimismo a estes resultados, bem como à redução do endividamento da empresa. No final do primeiro semestre do ano, a dívida bruta da Martifer era de 89,7 milhões de euros, menos 1,7 milhões em relação a dezembro de 2023.
Num comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a Martifer revelou ainda que a sua atividade fundacional, a construção metálica, está quase a ser ultrapassada pela indústria naval no que diz respeito à geração de receitas para o grupo. Da faturação total de 126,5 milhões de euros, a indústria naval contribuiu 40%, enquanto a construção metálica representou 46%. Os restantes 14% encontram-se igualmente divididos entre o segmento de energias renováveis e da manutenção industrial.
Desde o início do ano, a Martifer já valorizou 6,86% em bolsa e, com os ganhos registados até agora na sessão desta quarta-feira, o grupo alcançou uma valorização de mercado de 163,5 milhões de euros.