Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias registam maior queda desde Novembro de 2011

As principais praças europeias negociaram no vermelho pelo terceiro dia consecutivo, com o Stoxx 600 a registar a maior queda diária desde 1 de Novembro de 2011. O receio face ao abrandamento da economia chinesa e a situação política na Grécia voltaram a penalizar as bolsas europeias.

21 de Agosto de 2015 às 18:11
  • ...

O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 maiores cotadas do Velho Continente, terminou a sessão bolsista desta sexta-feira, 21 de Agosto, a ceder 3,26% para 361,28 pontos, naquela que foi a terceira sessão consecutiva a negociar em terreno negativo. Trata-se mesmo da maior queda diária deste índice desde o dia 1 de Novembro de 2011. Ao longo das últimas cinco sessões bolsistas, o Stoxx 600 acumulou uma desvalorização de 6,46%.

 

Também o índice francês CAC 40 (-3,19%) perdeu mais de 3%, acompanhado de perto pelo espanhol IBEX (-2,98%) e pelo alemão DAX (-2,95%). Também a praça grega recuou 3,28% no dia seguinte ao anúncio da demissão do governo grego.

 

Com a perspectiva de eleições antecipadas já em Setembro, a bolsa grega voltou a registar fortes perdas, isto no dia seguinte a ter recebido a primeira fatia de 2,6 mil milhões de euros prevista no memorando de entendimento aprovado na quarta-feira.

 

Foi, portanto, mais um dia que quedas acentuada nas praças europeias, com o receio dos investidores face aos efeitos de contágio que poderão advir dos sinais que vão apontando para o abrandamento da segunda maior economia mundial. Teme-se, em especial, que a recuperação das economias da Europa e dos Estados Unidos seja colocada em causa pela deterioração das condições económicas na China.

 

Por outro lado, a decisão do banco central chinês de desvalorizar o yuan, reforçando assim a competitividade das exportações do país, está a pressionar as empresas exportadoras europeias.

 

Entre as cotadas que compõem o Stoxx 600, o Royal Vopak, que opera no sector da energia, foi a empresa que na sessão de hoje registou a maior queda, ao perder 15,43% para os 38 euros por acção.

Ver comentários
Saber mais Bolsas Europeias Stoxx 600 Royal Vopak China DAX CAC40 IBEX
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio