Notícia
Bolsas dos EUA em queda pela primeira vez em três sessões
As bolsas dos Estados Unidos iniciaram a sessão em terreno negativo depois de terem registado a maior subida em dois dias dos últimos seis anos. O S&P500 prepara-se para completar a maior queda mensal desde Maio de 2012.
Os índices norte-americanos abriram em queda esta sexta-feira, 28 de Agosto, acompanhando as perdas da generalidade dos mercados de acções mundiais, depois de suas sessões consecutivas de fortes valorizações - a maior subida em dois dias desde 2009.
O índice industrial Dow Jones desce 0,38% para 16.590,9 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq cai 0,31% para 4.797,63 pontos. Já o S&P500 desvaloriza 0,2% para 1.938,11 pontos, preparando-se para completar a maior descida mensal desde Maio de 2012.
Antes da abertura do mercado, foi divulgado que os gastos dos consumidores aumentaram, em Julho. Segundo os dados do Departamento do Comércio, os gastos aumentaram 0,3% em Julho, o mesmo avanço registado no mês anterior. No entanto, este valor ficou aquém do esperado, visto que as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg apontavam para uma subida de 0,4%.
Já os rendimentos totais aumentaram 0,4% em Julho, o quarto mês consecutivo de subidas, indo ao encontro das estimativas dos economistas consultados pela agência noticiosa. Os salários aumentaram 0,5%, o maior ganho desde Novembro do ano passado.
Tendo em conta que os gastos subiram menos do que os rendimentos, a taxa de poupança cresceu de 4,7% para 4,9%.
Estes dados seguem-se à divulgação de que a economia norte-americana cresceu 3,7% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período do ano passado.
A nova leitura do PIB, revelada esta quinta-feira, superou todas as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para uma média de 3,2%, bem como a primeira leitura, reportada há um mês, de 2,3%.
Além dos dados sobre o crescimento da economia norte-americana, foram ainda revelados números positivos sobre a evolução do mercado de trabalho nos Estados Unidos. Os pedidos de subsídio de desemprego diminuíram em seis mil para 271 mil, o valor mais baixo das últimas três semanas, na semana que terminou a 22 de Agosto.
A Freeport-McMoRan dispara 9,72% depois de o investidor Carl Icahn ter adquirido uma participação de 8,5% na empresa. A United Continental Holdings avança 6,48% e a Activision Blizzard 5,37% depois de terem incorporado o S&P500.
(Notícia actualizada às 14h53)