Notícia
Bolsas asiáticas perdem terreno após minutas da Fed
Membros do comité da Fed estão "bastante confortáveis" com a redução do programa de compra de activos, mas concordam que ainda é cedo para o fazer. Modificações ao programa de estímulos só deverão ocorrer no final do ano.
As praças asiáticas estão esta quinta-feira a desvalorizar, com os índices a reagirem às minutas da Reserva Federal norte-americana e que apontam que a instituição deverá avançar com a retirada de estímulos no país a partir do final do ano.
O nipónico Nikkei desceu 0,66%, para os 13.335,44 pontos, enquanto o Topix perdeu 0,28%, para os 1.118,6 pontos. Já o MSCI Ásia Pacífico desvaloriza 0,9%, com o índice praticamente a anular os ganhos registados no ano.
A penalizar a negociação está a divulgação das minutas da Fed. A maioria dos membros do Comité de Operações no Mercado Aberto (FOMC) concorda que a retirada dos estímulos à economia norte-americana só deve começar no final deste ano. "Alterações a este programa ainda não são apropriadas", revelam as minutas da última reunião do FOMC realizada a 30 e 31 de Julho.
A pressionar a negociação estiveram as acções das empresas exportadoras, com a Mazda a cair 2,8% e a a Sony, que realiza dois terços das vendas no exterior, a perder 1,7%.
Em queda estiveram ainda as empresas de mineração, com a BHP Billiton a descer 1% e a Rio Tinto a desvalorizar 0,8%.