Notícia
Bolsas asiáticas em queda pressionadas pelos títulos japoneses
As bolsas asiáticas estão esta manhã em queda pelo segundo dia consecutivo, com o índice MSCI Asia Pacific a interromper a maior série semanal de ganhos desde Janeiro. As acções japonesas caminham para a maior perda em seis semanas, numa altura em que muitos resultados estão a ser divulgados.
O índice regional MSCI Asia Pacific perde 0,5% para 135,49 pontos, caindo pela segunda sessão consecutiva, numa altura em que o Nikkei e o Topix, os índices japoneses, estão a cair quase 3%. Por cada cinco acções que descem, três estão a subir. O índice registou até agora ganhos de 0,4% esta semana. Poderá estar perto de chegar à quinta semana de ganhos.
O mercado tem dado pistas poucos concretas sobre quando é que a Reserva Federal norte-americana irá começar a reduzir os estímulos à economia.
“O mercado ainda está a tentar perceber se a redução dos estímulos é algo bom ou mau, e eu penso que será bom, mas continuamos neste processo de subidas e descidas que se desenrola em função das movimentações diárias”, afirmou Mikio Kumada, estratego do LGT Capital Partners.
O MSCI Asia Pacific apreciou já 5,2% este ano, com os bens de luxo a serem os que mais se rentabilizaram e a energia a ser o sector mais penalizado. Das 88 empresas do índice que apresentaram resultados, 56% ultrapassou as expectativas.
A Toyota, a construtora japonesa que obtém 31% das suas receitas em território norte-americano está a registar uma queda de 2,8%, com o iene a ganhar face ao dólar. Também a Advantest está a cair 9,9%, depois da empresa declarar perdas trimestrais de 3,6 mil milhões de ienes, cerca de 27,23 milhões de euros.
No Japão, o Topix está a registar uma perda de 2,83% para 1.168,30 pontos, a maior queda desde Junho de 2013. O Nikkei regista uma queda idêntica, de 2,77% para 14.159,88 pontos.
“Os ganhos no Japão não são suficientes para aliviar o mundo face às preocupações globais”, afirmou Tomomi Yamashita, da Shinkin Asset Management. “Ainda há preocupações sobre como ficará a história do corte dos estímulos e sobre a economia chinesa. É surpreendente como a volatilidade dos mercados está a ser penalizadora hoje, dado que recentemente tem estado mais calma”.
Nos restantes índices, o sul coreano Kospi avança 0,2%, enquanto o australiano S&P/ASX soma 0,4%, o Straits Times de Singapura aprecia 0,2%, e os índices neozelandês e sul coreano mostram-se pouco alterados.
Os restantes índices asiáticos registam recuos, nomeadamente o da China, que cai 0,8%, e o de Taiwan, que deprecia 0,1%.