Notícia
Bolsa nacional abre semana a subir liderada pela PT
A bolsa nacional abriu a semana a avançar 0,02%, contrariando a tendência de queda registada nos índices asiáticos. Este avanço do índice nacional é liderado pela PT e também pelo sector energético.
O índice de referência da bolsa nacional está a subir, esta segunda-feira, 0,02% para 5.452,68 pontos, depois de ter registado uma queda ao longo de seis semanas consecutivas. Das 20 cotadas, oito estão a subir, oito a descer e quatro negoceiam inalteradas.
A PT é a empresa que mais impulsiona o índice nacional, estando já a subir 2,01% para 2,941 euros, depois de na semana passada ter registado mínimos de 1996, bem como uma queda superior a 8% desde o dia 4 de Junho, quando foi anunciado que Zeinal Bava iria passar a ser presidente-executivo da Oi.
Este Sábado, a "Folha de São Paulo" noticiou que os accionistas que controlam a PT e a Oi estão a negociar uma união, que passará por uma fusão, sem dar lugar a “desembolsos” aos restantes accionistas.
O jornal brasileiro dá conta que estará já tomada a decisão de “unir forças” entre as duas empresas, para a criação de uma operadora presente nos países de língua portuguesa com 101 milhões de clientes e receitas anuais de 64 mil milhões de reais (21,5 mil milhões de euros).
A Galp Energia e a EDP também estão a contribuir para o avanço do índice nacional esta manhã, com ganhos de 0,59% e 0,25% para 11,835 euros e 2,441 euros, respectivamente.
A impedir maiores ganhos do índice está o BES e a EDP Renováveis. O banco liderado por Nuno Amado perde 1,92% para 0,614 euros e a EDP Renováveis perde 1,07% para 3,611 euros.
No resto da Europa, a Vodafone chegou a acordo para a compra da Kabel Deutschland, por 10,1 mil milhões de dólares, cerca de 7,7 mil milhões de euros, e é expectável que o sentimento de confiança alemão venha a aumentar em Junho, 0,2 pontos base, de acordo com a média dos analistas inquiridos pela Bloomberg.