Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional cai arrastada pela Jerónimo Martins e banca

A bolsa nacional já inverteu da tendência de ganhos e segue em queda, pressionada pelas desvalorizações da Jerónimo Martins e do sector bancário. Com a descida actual, o principal índice prepara-se para fechar a sexta semana em queda, o que não acontece há mais de dois anos.

Miguel Baltazar/Negócios
28 de Agosto de 2015 às 09:11
  • 12
  • ...

PSI-20 está a cair 0,72% para 5.267,37 pontos, com 14 acções em queda, três em alta e uma inalterada. Entre os congéneres europeus a tendência é idêntica, com os índices a caírem menos de 0,5%, depois de um início de sessão em alta. As bolsas continuam assim a oscilar entre ganhos e perdas, numa semana marcada por variações muito expressivas devido, sobretudo, aos receios em torno da economia chinesa.

 

A bolsa nacional, que no arranque da sessão estava a negociar em terreno positivo e acumulava mesmo um ganho semanal ligeiro, segue agora em queda e leva o PSI-20 a acumular uma descida semanal na ordem dos 0,5%. Se se confirmar este comportamento no acumulado da semana, o índice termina a sexta semana consecutiva em queda, o que não acontecia desde Junho de 2013.

 

A determinar a descida da bolsa esta sessão está a queda de 1,69% para 12,53 euros da Jerónimo Martins, numa altura em que a rival Sonae SGPS perde 1,48% para 1,133 euros.

 

A banca segue a mesma tendência, com o BCP a ceder 1,56% para 6,3 cêntimos, depois de ter registado ganhos elevados nas últimas sessões devido às notícias que revelam que a Polónia se prepara para recuar na legislação sobre a conversão de créditosindexados a francos suíços para zlotys. A última versão da legislação apontava para um impacto nas contas dos BCP superior a 300 milhões de euros, com a possibilidade de recuar na legislação, este impacto deverá ser reduzido para cerca de metade

O BPI também está a cair 0,95% para 94,1 cêntimos e o Banif deprecia 3,64% para 0,53 cêntimos.

 

Do lado oposto está a Galp Energia, ao ganhar 0,85% para 9,41 euros, mantendo a tendência de fortes ganhos já registada ontem e que reflecte o comportamento dos preços do petróleo, que no arranque da semana registaram quedas acentuadas devido aos receios em torno da China.

Ainda na energia, a EDP está a descer 0,95% para 3,112 euros, a EDP Renováveis cede 0,03% para 6,042 euros e a REN cai 0,90% para 2,65 euros.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa Jerónimo Martins BCP BPI Banif China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio