Notícia
Bolsa de Tóquio não negociou hoje devido a falha no hardware. Nunca tinha acontecido
Nunca a Bolsa de Tóquio tinha estado sem negociar durante um dia inteiro. Aconteceu esta terça-feira, devido a uma falha no hardware.
Uma falha no hardware registada esta quinta-feira, 1 de outubro, levou a Bolsa de Tóquio a suspender por completo a negociação durante um dia inteiro, pela primeira vez na sua história.
As autoridades desta bolsa nipónica explicaram, citadas pela CNN Business, que o problema técnico se deveu a um problema com o hardware. Um dispositivo de backup não funcionou, impossibilitando a distribuição da informação de mercado, o que levou à suspensão da atividade bolsista.
O problema parece ter afetado igualmente outras bolsas japonesas de menor dimensão: as de Nagoya, Fukuoka and Sapporo – que partilham o mesmo sistema de negociação que a Bolsa de Tóquio.
A suspensão durante um dia inteiro constitui um grande revés para uma bolsa que está avaliada em cerca de 6 biliões de dólares e que é das maiores do mundo – a seguir aos EUA e à China continental –, refere a CNN Business citado as estatísticas compiladas pela Federação Mundial das Bolsas.
A Bolsa de Tóquio disse estar a substituir o hardware, de modo a "assegurar a normal negociação" a partir de amanhã, 2 de outubro.
Outros países da Ásia estão a celebrar feriados, nomeadamente a China continental, Hong Kong e Coreia do Sul. Na China, os mercados continuarão encerrados durante alguns dias para assinalar a pausa da Golden Week.