Notícia
BCP e CTT impulsionam bolsa nacional
A bolsa nacional abriu em terreno positivo, impulsionada pelas acções do BCP e dos CTT, numa sessão em que a Grécia continuará a estar no centro das atenções e as bolsas europeias não marcaram ainda uma tendência definida.
A Bolsa nacional está a recuperar parte das fortes perdas da véspera, numa abertura de sessão que não tem ainda uma tendência definida nas principais praças europeias.
O PSI-20 sobe 0,13% para 6.061,56 pontos, com nove cotadas em alta, cinco em queda e quatro sem variação. Na última sessão os mercados accionistas europeus foram fortemente penalizados pelo agravar da crise grega, já que parece cada vez menos provável a existência de um acordo até ao Eurogrupo agendado para 11 de Maio.
A impulsionar o índice português está o Banco Comercial Português, com uma subida de 1,37% para 8,91 cêntimos. Ontem as acções tinham descido mais de 5%, depois de na véspera terem subido fortemente em antecipação aos resultados que o banco anunciou após o fecho da sessão de segunda-feira.
Também os CTT contribuem para a subida da bolsa nacional, com as acções a avançarem 0,99% para 10,18 euros. A cotada anunciou ontem que vai pagar o dividendo de 0,465 euros por acção a partir de 29 de Maio.
Ainda em terreno positivo destaque para a Jerónimo Martins, que sobe 0,31% para 13,14 euros depois de ontem já ter negociado em bolsa sem direito ao dividendo de 0,245 euros por acção que será pago a partir de amanhã.
Já a EDP Renováveis está a descontar esta quarta-feira o valor do dividendo de 4 cêntimos, o que está a provocar uma queda de 1,02% nas acções, para 6,22 euros.
A Galp Energia valoriza 0,16% para 12,15 euros numa sessão em que o petróleo negoceia em alta nos mercados internacionais, com o Brent na bolsa de Londres acima dos 68 dólares por barril.
(notícia actualizada às 8h20)