Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP sustenta bolsa de Lisboa no verde

O PSI negocia com ganhos, depois de esta quarta-feira ter estado em terreno negativo. BCP e Jerónimo Martins lideram os ganhos.

A carregar o vídeo ...
08 de Setembro de 2022 às 08:21
  • 19
  • ...
A bolsa de Lisboa está a negociar em terreno positivo, à semelhança das principais praças europeias, que se prepararam para uma subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu, que ao que tudo indica será de 75 pontos base.

Nos primeiros minutos de negociação, o PSI valoriza 0,23% para 5.951,33 pontos, com nove cotadas no verde, cinco no vermelho e uma inalterada, a Semapa.

O título que mais ganha no principal índice nacional é o BCP, que pula 1,46%, é a única cotada que sobe acima de 1%. O banco liderado por Miguel Maya é acompanhado no pódio pela maior cotada da bolsa de Lisboa, a Jerónimo Martins, a subir 0,72% e a Altri, a somar 0,57%.

Ainda a registar ganhos está a Galp, que depois de dois dias em terreno negativo e a penalizar fortemente o índice, avança agora 0,19%. Isto, após ter anunciado a compra integral da Ventinveste, um consórcio que detinha com a Martifer e que marcou em 2007 a primeira incursão da petrolífera nas renováveis, mas que redundou num enorme fracasso.

A Ventinveste tem em carteira apenas o Parque Eólico de Vale Grande, em Arganil, com capacidade instalada de 12,3 megawatts (MW).

Também a EDP sobe 0,10%, depois de ter anunciado, através da subsidiária EDP Renováveis, a compra de dois projetos solares no Vietname, ao Xuan Thien Group, por 284,7 milhões de euros, com uma capacidade total de 200 megawatt-pico (MWp).

Entre os ganhos está ainda a RENE (0,19%), Nos (0,23%), Navigator (0,43%) e Sonae (0,51%).

A registar as maiores perdas está a Mota-Engil, que cai 0,83%, ao passo que a EDP Renováveis recua 0,49% e a Corticeira Amorim cede 0,41%. Já a Greenvolt, que não regista ganhos há mais de duas semanas, desvaloriza 0,34% e os CTT perdem 0,31%.
Ver comentários
Saber mais BCP Lisboa Banco Central Europeu Ventinveste economia negócios e finanças mercado e câmbios bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio