Notícia
Ásia fecha com tendência mista
Os índices asiáticos encerraram a sessão com tendências contrárias, no dia em que George W. Bush venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos. O Hang Seng perdia 0,70% e o Nikkei avançou 0,39%, na segunda valorização dos últimos três dias.
O Nikkei fechou nos 15.399,64 pontos e o Hang Seng negociava nos 15.709,51 pontos.
A Bolsa nipónica foi liderada pelos produtores de componentes electrónicos depois de terem revelado ontem que o primeiro semestre fiscal registou novamente resultados positivos, contra os prejuízos do ano anterior. A Alps Electric valorizou 4,1%, depois de ter divulgado que os resultados líquidos atingiram 13,3 mil milhões de ienes (140 milhões de euros ou 28 milhões de contos) no primeiro semestre fiscal terminado em Setembro.
«Os números dos resultados convenceram os investidores a conservar estes títulos» referiu Tetsuro Shimura, gestor de carteiras no Commerz International Capital Management, à agência Bloomberg.
No sector automóvel, o maior construtor japonês, a Toyota, subiu 1,8%, enquanto a Honda valorizou 1,5%, décima sessão consecutiva a fechar com ganhos.
Em Hong Kong, a Pacific Century CyberWorks subia 4,9%, após a divulgação de um relatório onde se propôs encontrar compradores para a participação de 15% que a Cable & Wireless quer alienar.
O preço do barril de crude em Nova Iorque caía 0,15% para os 33,35 dólares (39,02 euros ou 7.823 escudos).