Notícia
Ásia fecha com sector tecnológico em queda
As empresas do sector tecnológico, como a Kyocera, foram responsáveis pela descida dos índices asiáticos, depois da IBM ter divulgado que as vendas foram inferiores ao esperado. O Nikkei perdeu 3,2% e o Hang Seng desvalorizou 3,34%.
O Nikkei, pela primeira vez nos últimos 19 meses, desceu abaixo dos 15.000 pontos, marcando 14.856,58 pontos enquanto o Hang Seng registou 14.456,18 pontos, a sua sétima descida nas últimas oito sessões.
A Kyocera, maior fabricante de embalagens cerâmicas, usadas para proteger «chips», liderou as descidas asiáticas, ao desvalorizar 6,9%. A Sony perdeu 3,7% enquanto a Fujitsu desceu 5,2%.
«Em todo o mundo, os investidores estão a vender títulos do sector tecnológico. Os fundamentais deste sector estão a piorar», referiu George Hou, gestor de carteiras na corretora Jardine Fleming, à agência «Bloomberg».
Em Hong Kong, a Pacific Century Cyberworks, uma empresa que centra a sua actividade no sector da Internet, desvalorizou 7,2%. A China Mobile, maior operadora móvel estatal, caiu 3,5%.