Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

As acções na luta pela promoção ao PSI-20

Depois da exclusão do BPI do PSI-20, há um lugar em aberto para a promoção de outra cotada ao escalão principal da bolsa portuguesa. A Novabase e a Sonae Indústria estão na "pole position" para regressarem ao índice na revisão anual.

Miguel Baltazar/Negócios
27 de Fevereiro de 2017 às 07:00
  • 3
  • ...

Há um lugar em aberto para colocar o PSI-20 de novo com 18 empresas. E a Novabase e a Sonae Indústria estão na luta para ocupar essa posição. Mas, dependendo da interpretação da gestora da bolsa nacional, a Ibersol também se pode intrometer na  disputa pela promoção. Já as actuais cotadas do PSI-20 devem ficar a salvo de uma descida de divisão, segundo cálculos do Negócios.

A Euronext define que para uma cotada integrar o PSI-20 tem de ter um valor de mercado ajustado às acções que estão disponíveis para negociação  de 100 milhões de euros, além de respeitar outros critérios. No entanto, com os colapsos do BES e do Banif, com as OPA sobre empresas como a Cimpor, a Brisa e agora o BPI, são cada vez menos as cotadas que cumprem aquele requisitos.

E, após a revisão anual, que ocorrerá na terceira sexta-feira de Março, a principal montra do mercado nacional deverá continuar a não fazer jus ao seu nome, já que não existem 20 empresas que cumpram os critérios da Euronext. Mas, no mínimo, o índice tem de ter 18 empresas.


As cotadas na luta pela promoção

Tendo em conta as regras do regulados, que têm como base os valores de fecho do mercado da última sexta-feira de Fevereiro, a Novabase aparenta ser a melhor colocada para a promoção, segundo cálculos do Negócios baseados em dados da Bloomberg para o "free float" e para a liquidez, que podem diferir dos números da Euronext. O "free float" foi  cruzado com as estruturas accionistas comunicadas pelas empresas.
Apesar de não cumprir com o requisito de 100 milhões de euros de valor de mercado ajustado às acções livres, a  tecnológica fica no 18.º lugar do "ranking" das maiores capitalizações ajustadas ao "free float", que é arredondado para o múltiplo de 5% mais próximo.  Mas está praticamente empatada com a Sonae Indústria, que tem o 19.º posto.  Estas cotadas ocupam aqueles lugares, caso se excluam do "ranking" as cotadas que não cumpram os requisitos de "free float" e  da velocidade de negociação. 

A Euronext refere nas regras do PSI-20 que "as empresas elegíveis são ordenadas com base na dimensão da capitalização bolsista ajustada na data-limite da revisão desde que cumpram com os requisitos da velocidade e do "free float’". As 18 primeiras empresas elegíveis do ‘ranking’ são seleccionadas.

O "free float" arredondado da Novabase  é de 30% e está avaliado em 25,6 milhões de euros. Mas a Sonae Indústria, que ocupa a 19ª posição da lista, tem um valor de mercado ajustado às acções livres de 23,5 milhões de euros, bem próximo do da tecnológica. Ambas cumprem com o requisito de velocidade de negociação. A chave para decidir sobre qual destas cotadas poderá ser promovida está na definição que a Euronext tem de "free float" e das posições accionistas que contabilize como acções não disponíveis.

O valor de mercado das acções disponíveis para negociação destas acções é bem inferior aos mais de 150 milhões de euros da Ibersol. Mas a empresa de restauração falha no requisito da liquidez, já que transaccionou apenas 19% das acções livres nos últimos 12 meses. Caso o comité da Euronext desvalorizasse esse requisito, a Ibersol seria a mais bem posicionada para ser promovida.

Apesar das regras do índice, a gestora da bolsa nacional tem alguma liberdade na escolha, já que pode excluir do "ranking" cotadas que tenham perspectivas negativas para a liquidez, regularidade e formação de preço. E no passado, algumas decisões da Euronext, como a inclusão das unidades de participação Montepio, foram recebidas com surpresa por alguns participantes do mercado.

As regras para se fazer parte do PSI-20

Em 2014, a Euronext alterou os requisitos para as empresas poderem fazer parte do índice de referência. No entanto, não há um número suficiente de acções nacionais que os cumpram.

Acções livres são o conceito chave
As regras têm como factor-chave as acções disponíveis para negociação ("free float"), isto é, os títulos que não são detidos por investidores de referência. Para fazerem parte do índice, o valor de mercado das acções que estão livres para negociação deve ser no mínimo de 100 milhões de euros. Na revisão anual, a Euronext utiliza os dados da última sexta-feira de Fevereiro para as contas. E arredonda o valor do "free float" para o múltiplo de 5% mais próximo. Os dados da gestora podem diferir dos fornecidos por entidades como a Bloomberg, por exemplo. Se este fosse o único critério, a Ibersol estaria bem posicionada para ser promovida.

A liquidez e o "free float" mínimo
Para garantir que as cotadas do PSI-20 têm liquidez, as empresas têm de ter negociado 25% das acções livres nos 12 meses anteriores e ter mais de 15% de "free float". E essas regras podem sobrepor-se à do valor de mercado do "free float", já que no "ranking" que a Euronext  faz as cotadas que não cumpram aqueles dois requisitos podem não ser incluídas. Isso excluiria a Ibersol e abriria a porta à Novabase ou à Sonae Indústria para a promoção, apesar de não cumprirem com a regra dos 100 milhões.

Número de empresas no PSI-20
No mercado não existem empresas suficientes para que o índice tenha o mínimo previsto de 18 cotadas, pelo que podem ser incluídas cotadas que não cumprem todos os critérios. Mas para o PSI-20 ter 20 cotadas é necessário que todas cumpram os requisitos.




Ver comentários
Saber mais PSI-20 Novabase Sonae Indústria Ibersol Euronext BPI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio