Notícia
Ações dos bancos europeus a caminho da maior série de ganhos desde 1997
O setor bancário está a recuperar há nove semanas consecutivas, com uma subida em bolsa de 18%.
Após a temporada de apresentação de resultados - com o setor a reportar os melhores lucros desde 1997 - os bancos europeus prometem agora levar a cabo uma recompra massiva de ações, avança a Bloomberg esta quinta-feira. No rescaldo, as ações da banca seguem em alta há nove semanas consecutivas, com uma subida acumulada de 18%.
Os bancos provaram que as taxas de juro em queda não estão a prejudicar os seus resultados. "O setor bancário europeu está a liderar o mercado de ações por boas razões", disse Roberto Scholtes, responsável do Singular Bank, à Bloomberg, apontando para que os lucros do quarto trimestre de 2024 tenham ficado 10% acima das expectativas do mercado. "Olhando para o futuro, esta é uma tendência que se deve manter".
O setor entrou na época de resultados com expectativas elevadas, na sequência de uma recuperação que se iniciou em 2020, com os bancos do Stoxx 600 Banks a triplicar de valor desde esse momento. Apesar de algumas instituições financeiras terem registado perdas como resultado de um aumento dos custos, os investidores parecem não estar a valorizar a tendência.
"Com melhores receitas, não é surpreendente que os custos também subam", disse o grupo de analistas do grupo UBS, liderado por Jason Napier. Após uma reação inicial negativa à apresentação de contas, o UniCredit e o Barclays, por exemplo, já recuperaram das perdas da semana passada. De acorco com o Bank of America, os bancos são hoje o maior "peso pesado" da Europa, pela primeira vez desde julho de 2023, ainda que o setor continue a ser considerado o mais subvalorizado.