Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acções europeias disparam com compromisso histórico de Draghi

As acções do Velho Continente estão a registar fortes subidas após o presidente do BCE ter indicado que as taxas de juro de referência para a Zona Euro deverão permanecer baixas por um período longo, naquela que foi uma iniciativa inédita da autoridade monetária. Euro deprecia para mínimos de cinco semanas face ao dólar.

04 de Julho de 2013 às 15:43
  • ...

O índice de referência para a Europa, Stoxx 600, avança 2,11% para 291,48 pontos e está a atenuar as perdas que tinha acumuladas desde meados de Maio para uma perda de 6%.

 

Os principais índices nacionais também registam ganhos acentuados, com o espanhol IBEX a avançar 2,84% para 7.984,30 pontos e o alemão DAX a progredir 2,03% para 7.987,89 pontos. Já o grego FTSE/ASE 20 perde 1,24%.

 

As acções da Zona Euro estão a negociar animadas pela declaração de Mario Draghi que, pela primeira vez na história do Banco Central Europeu (BCE), forneceu uma previsão para a política monetária na Zona Euro.

 

Mario Draghi disse que a taxa de juro de referência vai permanecer baixa “durante um período de tempo prolongado”. O anúncio constitui um marco porque foi a primeira vez que um presidente do BCE assumiu um compromisso relativo à evolução futura das taxas de juro.

 

As notícias relativas à manutenção do Governo português também contribuem positivamente para a evolução das acções europeias. O índice português PSI-20 lidera os ganhos entre os pares da Europa ao avançar 4,19% e regista a maior subida desde dia 10 de Abril.

 

O anúncio de Draghi também se está a reflectir no valor da moeda única, que deprecia 0,75% para 1,2911 dólares, com as perspectiva de que o BCE irá continuar a fornecer liquidez ao mercado monetário. A descida da cotação do par euro/dólar encontra-se em mínimos de cinco semanas.

Ver comentários
Saber mais Europa acções bolsa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio