Notícia
Draghi sobre Maria Luís Albuquerque: “Portugal está em boas mãos”
O presidente do BCE tece rasgados elogios a Vítor Gaspar e diz que Portugal ficou bem entregue à nova ministra das Finanças
A crise portuguesa chegou à conferência de imprensa do BCE já a meio do encontro de hoje e não mereceu especial atenção. Mario Draghi elogiou Gaspar e deu um voto de confiança a Maria Luís Albuquerque, a nova minista das Finanças. Quando à crise política optou por não comentar.
O presidente do BCE afirmou que conhece Maria Luís Albuquerque, a sucessora de Vitor Gaspar, pelas suas habituais presenças nas reuniões internacionais e que a instituição está “descansada com a nova ministra”, acrescentando que "estamos certos de que com a nova ministra, pela sua personalidade, pelo acompanhamento que fez – ela tem sido presença contante no Eurogrupo – Portugal está em boas mãos”.
O comentário chegou depois dos elogios ao caminho já percorrido por Portugal e ao desempenho de Vítor Gaspar: “tem sido um caminho doloroso e os resultados conseguidos têm sido muito significativos, notáveis para não dizer extraordinários”, afirmou. "Devemos dar crédito ao Governo, designadamente ao ministro Gaspar que acaba de se demitir", acrescentou.
Mario Draghi não respondeu à pergunta da jornalista italiana sobre se considera que Portugal tinha sido sujeito a austeridade excessiva, isto numa reunião em que o BCE anunciou que manterá as taxas de juro baixas por "um longo período de tempo". O presidente do BCE afastou também que Portugal possa beneficiar do programa de compra de dívida do banco central, e que ainda não foi activado.