Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Produção na China cresce e anima mercados

A produção industrial na China terá crescido em Setembro, o que pode sugerir que a capacidade de exportação da segunda maior economia do mundo está robusta. Este dado económico está a animar os mercados.

Bloomberg
23 de Setembro de 2014 às 08:43
  • ...

Os dados preliminares do índice de gestores de compras (PMI, na sigla original) na China apontam para os 50,5 pontos em Setembro. Este valor supera a última leitura realizada para o mês de Agosto – 50,2 pontos - e vai ao encontro da estimativa mais elevada dos analistas consultados pela Bloomberg para o nono mês de 2014.

 

Os dados do PMI, obtidos através de inquéritos, divulgados esta terça-feira, 23 de Setembro, podem indiciar que a capacidade de exportação da economia chinesa, a segunda maior ao nível mundial, está robusta. Isto depois de em Agosto estes dados divulgados apontaram para um abrandamento no ritmo de crescimento da China. Além disso, os números preliminares deste indicador podem aliviar um pouco a pressão sobre as autoridades para introduzirem mais medidas de estímulo económico.

 

Ainda esta segunda-feira, 22 de Setembro, um documento assinado pelo ministro das Finanças chinês, Lou Jiwei, e publicado no sítio do banco central da China marcou o dia nos mercados. Jiwei garantiu que Pequim não irá adoptar grandes mudanças políticas em resposta a dados económicos isolados, como forma de estímulo ao crescimento da economia.

 

Este dado económico divulgado hoje está a impulsionar os preços do petróleo nos mercados internacionais. Uma melhoria da economia chinesa, que é a segunda maior consumidora de petróleo, pode permitir um aumento do fornecimento da matéria-prima. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, soma 0,34% para 91,18 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações portuguesas, soma 0,20% para 97,16 dólares por barril.

 

Os índices asiáticos também estiveram animados por este dado económico. O MSCI Ásia Pacífico sobe 0,2%.

 

No mercado cambial, o euro ganha terreno face à divisa norte-americana. A moeda europeia avança 0,09% para 1,2860 dólares.

 

A marcar o dia nos mercados vai estar ainda a divulgação do índice de gestores de compras (PMI) da Markit, em Setembro, para a Alemanha. E a definição do preço final de venda das acções da Citizens Financial Group Inc, a unidade norte-americana do Royal Bank of Scotland, no âmbito da oferta pública inicial (IPO).

 

Ver comentários
Saber mais abertura de mercado petróleo China PMI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio