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AB Inbev atinge os 5 mil milhões no segundo maior IPO do ano
A maior produtora de cerveja do mundo conseguiu angariar os 5 mil milhões de dólares pretendidos com a entrada na bolsa de Hong Kong da sua unidade da Ásia-Pacífico, a Budweiser Brewing Company APAC.
Depois de a operação ter sido cancelada há dois meses, a belga Anheuser-Busch InBev voltou à carga no início deste mês e decidiu avançar com a entrada em bolsa da sua unidade asiática, com o objetivo de arrecadar 5 mil milhões de dólares no IPO. A meta foi agora cumprida.
A empresa colocou 1,45 mil milhões de ações, a 27 dólares de Hong Kong cada uma, (cerca de 3,5 dólares americanos), depois de ter ativado parcialmente uma opção de acrescentar mais 189 milhões de ações à base inicial de 1,26 mil milhões de ações.
Esta é a segunda maior operação do ano de 2019, de acordo com os dados da Bloomberg, atrás dos 8,1 mil milhões de dólares angariados pela Uber, em maio.
Nos primórdios dos planos do IPO, o valor avançado chegou a ser de 9,8 mil milhões de dólares, mas a iniciativa não reuniu apoio junto dos investidores. As ambições da empresa em termos da quantia angariada está relacionada com a necessidade de abater a dívida de 100 mil milhões de dólares, que foi contraída após a aquisição da gigante SABMiller, em 2016.
A empresa inclui uma opção de "over-allotment", que pode executar passados 30 dias da entrada em bolsa, para vender até 217,8 milhões de ações adicionais. Caso esta opção seja ativada, os fundos totais da AB Inbev irão crescer para 5,75 mil milhões de dólares e a empresa belga vai controlar cerca de 87% da Budweiser, disse a companhia, num comunicado divulgado pela Bloomberg.
Excluindo a Budweiser Brewing, as empresas geraram um total de 11,1 mil milhões de dólares através de operações do mesmo tipo em Hong Kong, este ano, segundo aos dados compilados pela Bloomberg.