Notícia
A semana em oito gráficos: Europa com melhor semana em três meses, petróleo em máximos de um ano e juros italianos perto de mínimo histórico
A tendência das bolsas europeias e americanas foi de subida, numa altura em que avançam os programas de vacinação, o que reforça a expectativa de recuperação económica. Também o petróleo ganhou terreno e os juros da dívida italiana rondam os mínimos históricos.
Europa com melhor semana em três meses

PSI-20 avança quase 1%

BCP lidera subidas em Lisboa

Argenx sustenta Stoxx600

MGM Resorts anima S&P 500

Dólar ganha vigor face ao euro

Crude em máximos de um ano

Draghi atrai compra de dívida italiana

A generalidade das bolsas do Velho Continente e dos EUA tiveram um saldo semanal positivo, com a Europa a registar a sua melhor semana desde meados de novembro.
A contribuir para as subidas esteve a expectativa de aprovação de um vasto programa de estímulos pandémicos nos EUA, no valor de 1,9 biliões de dólares, bem como os programas de vacinação um pouco por todo o mundo, que reforçam a expectativa de retoma económica.
O petróleo também negociou no verde, animado pelo facto de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) terem decidido manter a sua política de redução da oferta e estarem a cumprir as suas quotas, bem como devido às expectativas de crescimento económico decorrente das vacinas – o que deverá aumentar a procura pela matéria-prima.