Notícia
A semana em oito gráficos: Bolsas europeias, PSI-20 e petróleo sobem há quatro semanas
Os desenvolvimentos positivos no que diz respeito às vacinas contra a covid-19 e a transição do poder para Joe Biden nos EUA sustentaram as praças europeias e o petróleo.
Stoxx600 prepara-se para maior subida mensal de sempre
PSI-20 foi a estrela da semana na Europa
Mota acelera com chineses a puxarem pelo motor
Sabadell pressiona Stoxx600
Carnival sustenta ganhos do S&P 500
Dólar perde força
Quarta semana de subidas para o crude
Juros de Portugal lideram quedas semanais
As bolsas europeias registaram um saldo positivo pela quarta semana consecutiva, a caminho do maior ganho mensal de sempre.
Os recentes progressos ao nível das vacinas contra a covid-19, a transição do poder nos EUA para o presidente eleito Joe Biden – que já está a nomear a sua equipa – e a expectativa de mais estímulos económicos foram fatores que ajudaram a sustentar os mercados accionistas, com os investidores a revelarem um maior apetite pelo risco em detrimento de ativos considerados mais seguros, como o dólar e o ouro.
Os mercados europeus sentiram alguma prudência dos investidores no final da semana, devido a dúvidas que surgiram em torno da vacina da AstraZeneca e ao veto da Hungria e Polónia ao orçamento da UE, mas isso não foi suficiente para fazer descarrilar os ganhos.
Por cá, o índice PSI-20 subiu mais de 5% e teve o melhor desempenho da Europa Ocidental.
O petróleo foi também impulsionado pelas boas novas na frente das vacinas, bem como pela expectativa de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (o chamado grupo OPEP+) decidam na próxima semana adiar a entrada de mais crude no mercado.