Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias sobem pelo segundo dia consecutivo

As bolsas europeias estão, nesta quarta-feira, a subir, depois de um fecho positivo entre as praças asiáticas. Os índices bolsistas europeus sobem pelo segundo dia consecutivo, a beneficiarem da subida do índice de confiança dos consumidores alemães e de um abrandamento da crise gerada pela falta de liquidez que afecta os bancos chineses.

26 de Junho de 2013 às 10:18
  • ...

O Stoxx 600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, segue a avançar 0,51% para 281,11 pontos, uma subida que se regista pelo segundo dia consecutivo, e que leva o índice para uma perda anual inferior a 0,5%.

 

Desde 22 de Maio o Stoxx 600 já recuou 9,5%, depois do presidente da Reserva Federal norte-americana deu a indicação de que os estímulos poderiam diminuir.

 

Depois de ontem os EUA terem reportado melhorias na confiança dos consumidores, nos preços das casas e nas encomendas de bens duradouros, hoje a Alemanha revelou que a confiança dos consumidores aumentou para o nível mais elevado desde 2007, superando as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg.

 

Na China, a crise gerada pela falta de liquidez que afecta os bancos chineses está a começar a abrandar.  “A situação na China começa a ser, lentamente, a principal preocupação dos mercados. As promessas de liquidez do banco central da China acalmaram os mercados no curto prazo, mas o panorama não é assim tão claro a médio prazo”, afirmou Jean-Paul Jeckelmann, do Banque Bonhote.

 

Dos principais índices europeus, apenas o inglês e o italiano, Footsie e o MIBTEL, avançam menos de 0,5%. Sobem 0,18% e 0,42%, para 6.112,59 e 15.119,71 pontos, respectivamente.

 

Os índices que mais avançam são o índice português e o grego, PSI-20 e ASE/FTSE, que apreciam 1,53% e 0,98%, para 5.512,93 e 285,149 pontos, respectivamente.

 

Em toda a Europa, o sector em destaque é a banca. Em Itália o Banca Popolare Milano, o Banca Monte Dei Paschi e o Banca Popolare Emilia sobem entre 2,8 e 3,7%. Em França, o Crédit Agricole aprecia 2,21%.

 

Em Espanha, o Citi reviu em alta a recomendação da banca espanhola, tendo passado os bancos de médio capital de "underweight" (baixa exposição) para "neutral". A recomendação do Bankinter passou de "vender" para "comprar". Estas notas de research positivas estão a levar a uma apreciação da banca espanhola, com o BBVA, Santander, CaixaBank e Bankinter a registarem uma subida entre os 2,5 e os 3,8%.

 

Na Alemanha, o Deutsche Bank avança 1,93%. Ainda assim, uma das piores prestações da Europa está a ser a do banco alemão Commerzbank, que deprecia 3,37%, ao ser noticiado que se encontra na fase final do processo de venda do seu negócio de depósitos ao BNP Paribas.

Ver comentários
Saber mais Bolsas Europeias Stoxx 600 IBEX CAC DAX Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio