Notícia
FAZer na diáspora pela identidade de Portugal no mundo
Estão abertas as candidaturas à 5ª edição do FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, iniciativa do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Humano que procura “uma mudança de paradigma” na forma como se encara a diáspora portuguesa, no actual mundo globalizado. O VER conversou com as equipas dos três projectos vencedores em 2015, para saber como vão os negócios sociais destes empreendedores portugueses “espalhados pelo mundo”
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Estão abertas, até ao próximo dia 29 de Fevereiro, as candidaturas à nova edição dos dois concursos do FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a COTEC Portugal, que pretende reaproximar esta rede de cidadãos portugueses e luso-descendentes do seu país: o IOP – Ideias de Origem Portuguesa e o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.
Este prémio distingue cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que constituam "exemplos de integração efectiva" e de "estímulo à cooperação" entre Portugal e os países de acolhimento, através do seu papel empreendedor e inovador nessas economias.
Já o programa FAZ – Ideias de Origem Portuguesa (IOP) procura "uma mudança de paradigma" na forma como se encara a diáspora portuguesa, no actual mundo globalizado, onde "já não há o cá e o lá". O que há "são 15 milhões de portugueses com uma cultura e identidade próprias e uma ligação forte a Portugal", dos quais cerca de 5 milhões "estão espalhados pelo mundo" e "representam um activo incalculável para o nosso país, em termos de conhecimento, de rede, e de oportunidades de inovação".
Lançado em 2010, o FAZ-IOP é um movimento "catalisador dessas oportunidades", identificando, dinamizando e financiando a implementação de ideias com impacto social para Portugal geradas pela diáspora, nas áreas do ambiente e sustentabilidade, inclusão social, diálogo intercultural e envelhecimento.
Ao período de candidaturas desta 5ª edição, em curso desde Novembro, segue-se a fase de pré-selecção das ideias finalistas – apresentadas por equipas de três pessoas que incluam pelo menos um português ou luso-descendente residente no estrangeiro -, as quais serão anunciadas até ao dia 17 de Abril.
![Entrega do prémio ao projecto vencedor do FAZ-IOP 2015,](http://www.ver.pt/wp-content/uploads/2016/02/04022016_FAZerNa.jpg)
Os vencedores serão conhecidos a 10 de Junho, no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa cerimónia que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. As três candidaturas seleccionadas serão financiadas com um total de 50 mil euros (25 mil, 15 mil e 10 mil euros, respectivamente) pela Gulbenkian, com vista à implementação dos projectos no terreno.
Apostar num "Território (rural) Criativo"
A edição de 2015 do FAZ-IOP reuniu 54 projectos (envolvendo cerca de 200 participantes de 28 países), entre os quais foram seleccionados dez finalistas, que receberam acompanhamento e formação em empreendedorismo social através de um bootcamp IES-SBS Powered by INSEAD, antes de o júri do concurso escolher os vencedores. Oito meses depois de terem sido distinguidos, o VER conversou com as equipas dos três projectos, para saber em que fase de implementação estão os seus negócios sociais.
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