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FAZer na diáspora pela identidade de Portugal no mundo
Estão abertas as candidaturas à 5ª edição do FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, iniciativa do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Humano que procura “uma mudança de paradigma” na forma como se encara a diáspora portuguesa, no actual mundo globalizado. O VER conversou com as equipas dos três projectos vencedores em 2015, para saber como vão os negócios sociais destes empreendedores portugueses “espalhados pelo mundo”
Estão abertas, até ao próximo dia 29 de Fevereiro, as candidaturas à nova edição dos dois concursos do FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a COTEC Portugal, que pretende reaproximar esta rede de cidadãos portugueses e luso-descendentes do seu país: o IOP – Ideias de Origem Portuguesa e o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.
Este prémio distingue cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que constituam "exemplos de integração efectiva" e de "estímulo à cooperação" entre Portugal e os países de acolhimento, através do seu papel empreendedor e inovador nessas economias.
Já o programa FAZ – Ideias de Origem Portuguesa (IOP) procura "uma mudança de paradigma" na forma como se encara a diáspora portuguesa, no actual mundo globalizado, onde "já não há o cá e o lá". O que há "são 15 milhões de portugueses com uma cultura e identidade próprias e uma ligação forte a Portugal", dos quais cerca de 5 milhões "estão espalhados pelo mundo" e "representam um activo incalculável para o nosso país, em termos de conhecimento, de rede, e de oportunidades de inovação".
Lançado em 2010, o FAZ-IOP é um movimento "catalisador dessas oportunidades", identificando, dinamizando e financiando a implementação de ideias com impacto social para Portugal geradas pela diáspora, nas áreas do ambiente e sustentabilidade, inclusão social, diálogo intercultural e envelhecimento.
Ao período de candidaturas desta 5ª edição, em curso desde Novembro, segue-se a fase de pré-selecção das ideias finalistas – apresentadas por equipas de três pessoas que incluam pelo menos um português ou luso-descendente residente no estrangeiro -, as quais serão anunciadas até ao dia 17 de Abril.
Os vencedores serão conhecidos a 10 de Junho, no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa cerimónia que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. As três candidaturas seleccionadas serão financiadas com um total de 50 mil euros (25 mil, 15 mil e 10 mil euros, respectivamente) pela Gulbenkian, com vista à implementação dos projectos no terreno.
Apostar num "Território (rural) Criativo"
A edição de 2015 do FAZ-IOP reuniu 54 projectos (envolvendo cerca de 200 participantes de 28 países), entre os quais foram seleccionados dez finalistas, que receberam acompanhamento e formação em empreendedorismo social através de um bootcamp IES-SBS Powered by INSEAD, antes de o júri do concurso escolher os vencedores. Oito meses depois de terem sido distinguidos, o VER conversou com as equipas dos três projectos, para saber em que fase de implementação estão os seus negócios sociais.
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