Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

HUC assume-se como amigo do Ambiente

A ligação dos HUC à rede de gás natural traduz-se numa redução de 5.575 toneladas de CO2/ano.

HUC assume-se como amigo do Ambiente
09 de Agosto de 2012 às 10:00
  • ...
Nome: Hospitais da Universidade de Coimbra
Actividade: Unidade hospitalar
Localização: Coimbra
Empregados: 3.900


Os Hospitais da Universidade de Coimbra são uma das maiores unidades hospitalares portuguesas. O edifício do bloco central principal, que está em funcionamento desde 1987, tem um movimento diário de 35 mil pessoas, uma lotação de 1.208 camas e ocupa uma área de 122.588 m².

Consciente da sua importância na região, o projecto "HUC - Hospital Amigo do Ambiente" veio dar corpo a um novo conceito hospitalar que pretende valorizar a relação da unidade hospitalar com o ambiente, considerando que cabe a cada um assumir a sua responsabilidade como guardião do futuro do planeta. É um projecto com uma visão integrada, que alia eficiência energética, eficiência hídrica, qualidade do ar e a adopção de comportamentos ambientalmente responsáveis, que se iniciou em 2009 e que prevê a redução do consumo energético em 30% e a produção de energia eléctrica, através de energias renováveis, até cerca de 5% das necessidades dos HUC. Sendo uma unidade de referência no país, mas sobretudo na zona onde está instalado, os HUC pretendem que este projecto dê um importante contributo para o aumento da penetração das energias renováveis na região.

Para conseguir uma maior eficiência hídrica, a prioridade dos responsáveis dos HUC foi melhorar a gestão e controlo dos consumos de água, através da instalação de torneiras temporizadoras, de novos chuveiros, de fluxómetros e da optimização das águas pluviais e efluentes.

Ao nível da qualidade do ar foi feita a renovação das estações de tratamento do ar, fez-se a substituição dos sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), o isolamento das fontes de maior ruído, a instalação de barreiras acústicas e a implementação de um sistema de gestão ambiental. De acordo com a política dos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) foram instalados ecopontos nas áreas comuns do hospital.

Eficiência energética
Em Março deste ano, os Hospitais da Universidade de Coimbra davam um passo importante no seu objectivo de se tornarem mais amigos do ambiente com a sua ligação à rede de gás natural para o abastecimento da central térmica. Segundo fonte da entidade hospitalar, esta medida traduz-se numa redução de 5.575 toneladas de CO2/ano, o que representa uma diminuição de quase 25%, e implicou um investimento de 375 mil euros.

Mas desde 2009, os HUC tem vindo a realizar um investimento significativo na reconversão do sistema de climatização, substituição de elevadores e iluminação, que ultrapassou já os 1,3 milhões de euros. As unidades de produção de frio, que já tinham um quarto de século e cujo rendimento estava muito aquém dos padrões de eficiência desejáveis, foram modernizadas com novos chillers, que têm uma potência inferior em cerca de 20%, conseguindo uma economia estimada em 1,87 GWh por ano. Para melhorar o desempenho energético do bloco central foi necessário substituir 1.313 caixilharias, por caixilharias de corte térmico com vidros duplos.

A iluminação antiga, que era baseada em luminárias fluorescentes de lâmpadas T8 com balastro de ferro magnético, foram substituídas por lâmpadas LED e, em simultâneo, foram instalados sistemas de detecção automática de presença, o que poupa anualmente 450 MWh.

Os motores dos elevadores antigos foram associados a controladores avançados que ajustam a velocidade e permitem fazer também uma mais eficaz gestão de tráfego, o que gera uma economia estimada em 201 MWh.





Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio