Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EB 2 3 de Vale de Milhaços passa à acção

Integrada no Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, no concelho do Seixal, a Escola Básica EB 2 3, está há muito envolvida em projectos na área do ambiente, gestão sustentável de recursos e utilização racional de energia

EB 2 3 de Vale de  Milhaços passa à acção
09 de Agosto de 2012 às 10:00
  • ...
Integrada no Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, no concelho do Seixal, a Escola Básica EB 2 3, está há muito envolvida em projectos na área do ambiente, gestão sustentável de recursos e utilização racional de energia, mas nos últimos anos decidiu deixar de lado a discussão teórica e passar à acção. O apoio da EDP, da Câmara Municipal do Seixal e da Agência Municipal de Energia e a cooperação dos alunos, foram fundamentais para que estas preocupações saíssem do círculo restrito do meio escolar e se disseminassem pela comunidade envolvente.

A escola fez uma campanha de sensibilização da comunidade para a utilização de lâmpadas de baixo consumo, que envolveu a troca de 2.000 lâmpadas, e continuou a apostar nas campanhas de recolha e reciclagem de resíduos, que promove há já vários anos. As mais antigas são a de recolha de óleo alimentar e tampas de plástico - promovendo concursos anuais inter-turmas para incentivar a recolha . O sucesso destas campanhas levou a escola a alargá-las também a outros resíduos, como pilhas, tinteiros, equipamentos eléctricos e rolhas de cortiça. A instituição faz também compostagem na horta pedagógica e envolve os alunos na recolha e separação do lixo na escola.

O Dia do Apagão, que promoveu em Maio, incentivando a não utilização de iluminação e aparelhos eléctricos durante 3 horas, procurou sensibilizar os alunos para uma maior poupança energética. A criatividade destes também foi posta à prova com a construção de 30 carrinhos solares, feitos com materiais reutilizados, que participaram na 1ª Corrida Solar do Seixal, e com a apresentação de maquetas sobre circuitos eléctricos e energias renováveis, num concurso regional.

Em coerência com estes projectos, a escola também tem vindo a incentivar os alunos a usarem a bicicleta ou mesmo a deslocação a pé, uma vez que a maioria mora muito próximo do estabelecimento escolar.




Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio