Notícia
Conciliar o curso com a vida pessoal e profissional
Horários pós-laborais e as facilidades dadas pelas empresas ajudam
27 de Setembro de 2010 às 07:00
Casos práticos | Alunos dos cursos executivos do ISEG escutam Francisco Banha, da Federação dos Business Angels |
Mas apesar desta conveniência dos horários, a formação acaba sempre por entrar em conflito de tempo com a vida profissional. Muitas empresas incentivam este tipo de formação, pelo que acabam por facilitar a frequência dos seus quadros e até comparticipar nos custos com as propinas.
Quando uma organização participa no esforço de formação dos seus quadros, tudo se torna mais fácil. Célia Gonçalves Pires Universidade Lusófona |
Esta conciliação "é um desafio para as empresas", refere Ana Paula Serra, da EGP - University of Porto Business School. "É que, se por um lado querem investir na qualificação dos seus colaboradores com mais elevado potencial, por outro lado esses são muitas vezes colaboradores-chave, que a empresa não pode dispensar por muito tempo", explica.
Um curso a funcionar um dia por semana, ou em semanas alternadas, poderá permitir conciliar estas preocupações.
A conciliação de horários pode ainda ser facilitada com recurso a "uma plataforma de e-learning, onde são colocados todos os conteúdos e onde os formandos podem aceder a partir de qualquer lugar", adianta Maria Branquinho Garcia da E3.