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"Portugal tem de cuidar da sua reputação"
"Portugal tem de se reposicionar, tem de cuidar da sua reputação". O conselho é de Pedro Bidarra, vice-presidente e director criativo da BBDO, que em 2007 criou a campanha "Europe"s West Coast", para a promoção da imagem de Portugal no estrangeiro.
15 de Dezembro de 2010 às 00:01
"Portugal tem de se reposicionar, tem de cuidar da sua reputação". O conselho é de Pedro Bidarra, vice-presidente e director criativo da BBDO, que em 2007 criou a campanha "Europe's West Coast", para a promoção da imagem de Portugal no estrangeiro.
Um trabalho que "foi pago, mas não foi comprado", afirmou ontem o responsável na conferência "Portugal Global - Empresas Exportadoras" organizada pelo Negócios, lamentando que nem o "chairman" nem o CEO do País, como apelidou Cavaco Silva e José Sócrates, tenham abraçado a ideia. Só Manuel Pinho, afirmou, "o ministro da Economia mais exótico que tivemos, percebeu que tínhamos de fazer alguma coisa".
Pedro Bidarra também não poupou críticas à irregularidade das campanhas para promover a marca Portugal e ao facto de a promoção do País continuar a ser feita em cada uma das sete regiões de turismo, que apresentam mensagens diferentes. "Se tenho inconstância na mensagem, se cada um que fala de Portugal diz coisas diferentes, se não houver uma ideia agregadora, ninguém ouve", afirmou.
Em sua opinião, "a marca Portugal não acrescenta valor". Tendo em conta a dimensão do País, defendeu, é necessário que toda a gente se envolva, celebridades, turismo, marcas e empresas, cultura, diplomacia e políticos. "Seja qual for a ideia ou a abraçam ou ela nunca chega à sociedade", rematou.
"Temos de acrescentar criatividade, tecnologia e inovação à reputação", sugeriu o director criativo da BBDO, que defendeu ainda que "temos de ser mais criativos na maneira de nos promover, mas também mais focados numa coisa. É o que fazem as marcas e os países mais pequenos". Abandonar a marca Portugal não é, para Pedro Bidarra, opção, até porque "é a marca que temos".
O responsável disse ainda, durante a sua intervenção na conferência, que "essencial para sair da crise é o patriotismo". Em sua opinião, "o País precisa de fazer qualquer coisa pela nossa estima" e só é possível melhorar o que precisa de ser melhorado "com patriotismo". "Se não houver amor pelo País isto não vai lá", afirmou.
A campanha "Europe's West Coast", lançada em 2007, pretendia dissociar o País de um conjunto de conotações negativas, tendo dado a cara pela campanha portugueses como José Mourinho, Mariza, Cristiano Ronaldo ou Joana Vasconcelos.
Um trabalho que "foi pago, mas não foi comprado", afirmou ontem o responsável na conferência "Portugal Global - Empresas Exportadoras" organizada pelo Negócios, lamentando que nem o "chairman" nem o CEO do País, como apelidou Cavaco Silva e José Sócrates, tenham abraçado a ideia. Só Manuel Pinho, afirmou, "o ministro da Economia mais exótico que tivemos, percebeu que tínhamos de fazer alguma coisa".
Em sua opinião, "a marca Portugal não acrescenta valor". Tendo em conta a dimensão do País, defendeu, é necessário que toda a gente se envolva, celebridades, turismo, marcas e empresas, cultura, diplomacia e políticos. "Seja qual for a ideia ou a abraçam ou ela nunca chega à sociedade", rematou.
"Temos de acrescentar criatividade, tecnologia e inovação à reputação", sugeriu o director criativo da BBDO, que defendeu ainda que "temos de ser mais criativos na maneira de nos promover, mas também mais focados numa coisa. É o que fazem as marcas e os países mais pequenos". Abandonar a marca Portugal não é, para Pedro Bidarra, opção, até porque "é a marca que temos".
O responsável disse ainda, durante a sua intervenção na conferência, que "essencial para sair da crise é o patriotismo". Em sua opinião, "o País precisa de fazer qualquer coisa pela nossa estima" e só é possível melhorar o que precisa de ser melhorado "com patriotismo". "Se não houver amor pelo País isto não vai lá", afirmou.
A campanha "Europe's West Coast", lançada em 2007, pretendia dissociar o País de um conjunto de conotações negativas, tendo dado a cara pela campanha portugueses como José Mourinho, Mariza, Cristiano Ronaldo ou Joana Vasconcelos.