Notícia
"Portugal tem de cuidar da sua reputação"
"Portugal tem de se reposicionar, tem de cuidar da sua reputação". O conselho é de Pedro Bidarra, vice-presidente e director criativo da BBDO, que em 2007 criou a campanha "Europe"s West Coast", para a promoção da imagem de Portugal no estrangeiro.
15 de Dezembro de 2010 às 00:01

Um trabalho que "foi pago, mas não foi comprado", afirmou ontem o responsável na conferência "Portugal Global - Empresas Exportadoras" organizada pelo Negócios, lamentando que nem o "chairman" nem o CEO do País, como apelidou Cavaco Silva e José Sócrates, tenham abraçado a ideia. Só Manuel Pinho, afirmou, "o ministro da Economia mais exótico que tivemos, percebeu que tínhamos de fazer alguma coisa".
Em sua opinião, "a marca Portugal não acrescenta valor". Tendo em conta a dimensão do País, defendeu, é necessário que toda a gente se envolva, celebridades, turismo, marcas e empresas, cultura, diplomacia e políticos. "Seja qual for a ideia ou a abraçam ou ela nunca chega à sociedade", rematou.
"Temos de acrescentar criatividade, tecnologia e inovação à reputação", sugeriu o director criativo da BBDO, que defendeu ainda que "temos de ser mais criativos na maneira de nos promover, mas também mais focados numa coisa. É o que fazem as marcas e os países mais pequenos". Abandonar a marca Portugal não é, para Pedro Bidarra, opção, até porque "é a marca que temos".
O responsável disse ainda, durante a sua intervenção na conferência, que "essencial para sair da crise é o patriotismo". Em sua opinião, "o País precisa de fazer qualquer coisa pela nossa estima" e só é possível melhorar o que precisa de ser melhorado "com patriotismo". "Se não houver amor pelo País isto não vai lá", afirmou.
A campanha "Europe's West Coast", lançada em 2007, pretendia dissociar o País de um conjunto de conotações negativas, tendo dado a cara pela campanha portugueses como José Mourinho, Mariza, Cristiano Ronaldo ou Joana Vasconcelos.