Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Web Summit sem pressa para decidir se fica mais tempo em Portugal

Em Lisboa vão realizar-se mais duas edições do Web Summit, em 2017 e 2018. Mas há a possibilidade de o evento ficar mais tempo na capital portuguesa. Paddy Cosgrave considera que “não há pressa para tomar uma decisão”.

Miguel Baltazar/Negócios
26 de Abril de 2017 às 17:41
  • ...

Desde o final da edição de 2016 do Web Summit que os dias em que o evento regressa à capital nacional são conhecidos. Lisboa volta a ser o palco do Web Summit de 6 a 9 de Novembro de 2017. Faltam mais de seis meses para o arranque do evento mas a organização tem já em marcha os planos para a edição deste ano.

Paddy Cosgrave (na foto), CEO do Web Summit, esteve esta quarta-feira, 26 de Abril, em Lisboa para a inauguração do primeiro escritório internacional da empresa. Não quis entrar em detalhes sobre quais as novidades para a conferência deste ano. Ao Negócios, disse apenas que vai regressar em breve à capital – dentro de poucas semanas – e que terão "grandes anúncios" a fazer.

As duas próximas edições em Lisboa estão confirmadas. O acordo que foi alcançado em 2015 entre as autoridades nacionais e a organização do evento previam a realização em Lisboa do evento durante três anos (2016, 2017 e 2018), com a possibilidade de mais dois. E sobre este dois anos adicionais o fundador do evento não dá grandes pistas.


"A minha experiência em Lisboa, a nossa experiência como equipa, no Web Summit é incrível. Não temos planos para ir a lado nenhum", avançou quando questionado sobre se abrir um escritório em Lisboa era um compromisso de médio prazo.


Sobre quando é que organização poderia perceber qual a permanência em Lisboa, Cosgrave sustenta que "não há pressa para tomar uma decisão". "Tivemos [uma edição do] Web Summit aqui. Os últimos cinco meses depois do Web Summit foram incríveis. Esperamos que continuem a ser incríveis".

Recuando à edição de 2016, reconheceu que "o evento foi bem melhor" que nos anos anteriores. "E o wi-fi funcionou". A qualidade da internet foi um dos motivos que levou a organização a decidir que o evento deveria sair de Dublin. Por isso, o tema é frequentemente falado. "Acho que mais irlandeses vão participar no Web Summit 2017 do que no passado. Tenho a certeza que eles gostavam que voltasse [para Dublin]. É demasiado grande, infelizmente, para voltar".

Paddy Cosgrave admitiu que a sua equipa esteve a olhar para outras cidades mas não para esta conferência, mas sim para a Money Conf, centrada em questões financeiras, e uma das várias que organizam.

"Este vai ser o segundo ano em Madrid [da Money Conf]. O primeiro ano foi em Belfast, depois mudámos para Madrid e está a chegar ao fim do seu tempo em Madrid. Estamos a olhar para Frankfurt, Paris, Edimburgo, Luxemburgo e também Dublin. É uma conferência com 1.000 pessoas não é bem a escala do Web Summit".

O escritório do Web Summit que foi inaugurado hoje é temporário. O Web Summit partirá para o Hub Criativo do Beato – como foi anunciado no Verão do ano passado – assim que for possível. "Não estou totalmente seguro. Quando o escritório estiver pronto vamos tomar essa decisão", respondeu Paddy Cosgrave quando questionado sobre quantas pessoas poderiam estar nos escritórios do Hub.


Número de participantes não deve crescer muito

Em 2016, cerca de 53 mil pessoas participaram no evento. O fundador antecipa que existam mais espaços de exibição e mais palcos. O responsável já tinha avançado que a próxima edição da Web Summit ia ter mais espaço disponível e vai contar com um programa de voluntariado que vai colocar 500 jovens a acompanhar os mais importantes oradores do encontro, disse o fundador da iniciativa, Paddy Cosgrave.

Paddy Cosgrave disse ainda ao Negócios que o objectivo não é propriamente aumentar significativamente o número de participantes mas aumentar a qualidade do evento. Até porque os preços dos bilhetes para a edição deste ano estão 30% mais caros.

No ano passado, mais de 53 mil pessoas participaram no evento.

Ver comentários
Saber mais Paddy Cosgrave CEO do Web Summit Web Summit Lisboa Hub do Beato
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio