Notícia
Royal Caribbean desenvolve projecto de 200 milhões numa ilha das Bahamas
Se a sua ideia de um dia perfeito inclui areia branca, mar azul e comida gratuita nas praias de uma ilha relativamente tranquila, a Royal Caribbean International oferece tudo isto.
Isto é o que a Royal Caribbean Cruises proporciona aos passageiros dos seus cruzeiros nas Bahamas e no leste do Caribe desde que estreou a ligação com a sua pequena ilha nas Bahamas, a CocoCay, há três décadas. Agora, como foco do programa da marca "Perfect Day", a CocoCay passará por uma reforma de 200 milhões de dólares.
A versão nova e melhorada da CocoCay terá 50 hectares de atracções com "emoção e arrepio" - entre as quais, um parque aquático que estará entre os maiores do Caribe. Chamada "Dia Perfeito na CocoCay", esta é uma tentativa de atrair "millennials" e famílias que nunca fizeram um cruzeiro.
Incluídos na renovação estão: duas torres de água enormes e 13 escorregas de água, entre os quais o Daredevil’s Peak, que, a 41 metros da areia, será o escorrega mais alto da América do Norte quando ficar pronto no segundo trimestre.
Expectativas
A Royal Caribbean espera que o seu investimento de 200 milhões de dólares aumente a procura por cruzeiros para as Bahamas. E a CocoCay reformada incentivará os consumidores a gastarem num novo conjunto de diversão: serão cobradas taxas por escorregas de água, piscinas com ondas, passeios de balão, tirolesa e Coco Beach Club. A conta do bar também pode aumentar, graças aos novos bares com piscina. (A comida continuará a ser gratuita).
A Royal Caribbean estima que a experiência do Dia Perfeito terá ramificações noutras partes do Caribe e noutras regiões, entre elas a Ásia e a Austrália. A empresa já está a fazer anúncios de novos "acordos de compra e aluguer" noutras ilhas particulares, que formarão uma "Colecção de Ilhas do Dia Perfeito". Cada uma delas terá programas ligados à zona, da forma sutil em que a CocoCay reflecte um dia nas praias do Caribe, afirmou Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean.
A sua iniciativa faz parte de uma tendência mais ampla: a Disney Cruise Line, a Holland America Line da Carnival Corp & Plc. e a Norwegian Cruise Line Holdings também possuem ilhas particulares nas Bahamas e a MSC Cruises planeia abrir a sua própria ilha nas Bahamas no ano que vem. De uma forma geral, os passageiros avaliam esses retiros privados como algumas das suas escalas favoritas.
Preocupação
Mas nem todos estão muito entusiasmados. A cerca de 88 quilómetros da CocoCay, em Nassau, Bahamas, a ecologista Heather Carey usou o Facebook para criticar os planos da Royal Caribbean.
"Mais um exemplo de como o sector de cruzeiros faz muito pouco para nos beneficiar localmente e continua a tornar a experiência do visitante restrita aos cruzeiros pelas ilhas", disse. Uma das principais preocupações de Carey é que a ilha canalize as receitas das visitas e excursões para longe de Nassau - que depende muito da economia dos cruzeiros turísticos. "Nós não podemos mais dar de bandeja a nossa bela Bahamas a esses poços sem fundo", escreveu.
(Texto original: A $200 Million Private Island Is Being Designed by Royal Caribbean)