Notícia
Portugal em sexto lugar nos destinos de férias de luxo para 2024
Um estudo da Condé Nast Johansens revela que, em média, os viajantes do segmento de luxo gastam 8 mil euros. Na lista de preferências, pela primeira vez, os destinos urbanos aumentam em relação aos de praia.
Portugal está no sexto lugar dos destinos de férias de preferência para este ano, segundo um inquérito da Condé Nast Johansens, guia de referência no setor das viagens de luxo.
"Dos viajantes que declararam deslocar-se para fora do Reino Unido, destacam Espanha como destino preferido com 30%, depois segue-se a França (27%), Itália (19%), Grécia e Estados Unidos (com 17%). Portugal situa-se no sexto lugar com 16% de preferência", detalha em comunicado a Condé Nast Johansens, que pertence à editora das revistas Vogue e Vanity Fair, por exemplo.
Pela primeira vez, os destinos urbanos aumentaram em relação aos destinos de praia, seguidos por destinos rurais e campestres e, em último, de spa e serviços de bem-estar.
O mesmo estudo revela que o rendimento dos turistas do segmento de luxo ronda os 100 mil euros por ano e a despesa média por viajante é 8 mil euros.
No entanto, o preço do alojamento continua a ser o fator chave na decisão de um destino, mesmo no universo do luxo. Para 64% dos entrevistados é o primeiro motivo a ter em conta, seguido do clima e do tempo (62%), para 56% é o custo da viagem, para 54% se o hotel oferece descontos e promoções, a duração da viagem para chegar ao destino de férias por 47% e em quinto lugar a flexibilidade para cancelar a reserva (43%).
Relativamente ao número de viagens planeadas para este ano, o mesmo inquérito conclui que 33% tencionam fazer três ou quatro, enquanto 27% pensa fazer duas. Quando? 44% dos inquiridos querem sair em setembro, 39% em junho, 38% em maio e 34% em abril ou em outubro.
Quanto ao número de noites, quase metade aponta que serão estadias de três a seis noites. E 27% pensa fazer escapadelas de fim de semana.
A larga maioria dos inquiridos (75%) quer viajar com o parceiro e 30% com amigos. Os planos de viajar com a família foram apontados apenas com 26%.
Por fim, o estudo da Condé Nast Johansens revela que na hora de escolher um destino ou hotel para as férias, os viajantes confiam em primeiro lugar nas recomendações de familiares e amigos, seguindo-se guias de viagem, sites de viagens e agências online e artigos de viagens online e em revistas.