Notícia
Porto com 13 pedidos de licenciamento para hotéis nos primeiros nove meses de 2017
O concelho do Porto registou 13 novos pedidos de licenciamento de hotéis nos primeiros nove meses de 2017, volume que quase duplicou face a 2016, informa hoje uma publicação do sector imobiliário.
Dados do Pipeline Imobiliário, um sistema que monitoriza as novas obras em lançamento, com base na informação do licenciamento de obras e da certificação energética, indicam que no concelho do Porto no período de Janeiro a Setembro de 2017 se registaram 13 novos projectos hoteleiros em licenciamento, quase todos (12) na Baixa e Centro Histórico da cidade do Porto.
Em 2016, no período homólogo, os dados do Pipeline Imobiliário avançados hoje à Lusa pela Confidencial Imobiliário, publicação especializada do sector imobiliário, referem que o concelho do Porto registou o licenciamento de sete hotéis, ou seja, o volume quase duplicou em 2017 face a 2016.
Na zona da Baixa e Centro histórico do Porto entraram também pedidos de licenciamento para "119 projectos residenciais" entre Janeiro e Setembro de 2017, dos quais 82% dizem respeito a edifícios de apartamentos.
De entre esses 119 licenciamentos para empreendimentos residenciais, destacam-se os de pequena dimensão (de três a dez fogos), que concentram quase dois terços desse total, havendo projectos de média dimensão (dez a 20 fogos), que representam uma quota de 18% dos empreendimentos de apartamentos em licenciamento.
Há o registo de um só edifício com mais de 20 fogos que foi submetido a licenciamento municipal no período em análise.
Além dos pedidos de licenciamento dos 13 hotéis e dos 119 projectos residenciais, há também dois pedidos para 'hostels', um no Centro Histórico e outro fora.
Num universo distinto, e que se refere a projectos já licenciados, a Câmara do Porto adiantou hoje à Lusa que em 2017 aquela autarquia tinha o registo de "20 alvarás emitidos para licenciamento de obras de empreendimentos turísticos", sendo que desse total seis têm "alvarás de obras" e os restantes têm o prazo do alvará a decorrer.
Neste caso, os 20 projectos referidos pela autarquia estão licenciados e com os respectivos alvarás de obra emitidos.