Notícia
Pimco e Iberostar oferecem 333 milhões pelos hotéis Tivoli
O consórcio formado pela Pimco, Iberostar e Helvetia terá oferecido a melhor proposta para comprar Tivoli Hotels & Resorts. O Grupo Espírito Santo recebeu quatro propostas pela cadeia hoteleira.
O Grupo Espírito Santo tem em cima da mesa quatro propostas vinculativas para vender os hotéis Tivoli, sendo que o consórcio formado pela Pimco, Iberostar e Helvetia é o melhor posicionado para comprar este activo.
De acordo com o jornal espanhol Expansion, este consórcio ofereceu 333 milhões de euros pela Tivoli Hotels & Resorts, superando as outras três ofertas que o GES está a analisar. A norte-americana Pimco, que gere o maior fundo de obrigações do mundo, avançaria com a grande parte do capital, enquanto a empresa de turismo espanhola Iberostar ficaria encarregue pela gestão. Este consórcio integra ainda a seguradora suíça Helvetia.
A espanhola Iberostar tem mais de 100 hotéis em todo o mundo, estando presente em 16 países. Além de Espanha, a empresa marca presença noutros países europeus (como Grécia e Bulgária), em África (Cabo verde e Tunísia) e na América (Brasil, Cuba e República Dominicana).
As outras propostas que foram apresentadas ao GES foram formuladas por um grupo tailandês, pelo fundo Cerberus e por um investidor português não identificado. Este, segundo o Expansion, seria financiado pelo BES, o que não foi bem visto pelo Banco de Portugal, que quer reduzir a dependência das empresas do GES ao banco.
O Negócios tinha noticiado na semana passada que entre as quatro propostas para comprar os Tivoli havia uma que se destacava, e não só pela componente financeira. O Tivoli Hotels & Resorts tem 12 hotéis em Portugal, o valor dos activos poderá rondar os 300 e os 350 milhões de euros.
É em Lisboa e no Algarve, que os Tivoli concentram a sua oferta, contando ainda com unidades hoteleiras em Sintra e em Coimbra. Não é certo se no negócio vão ser integrados os dois projectos no Brasil, o "resort" da Praia do Forte e o hotel em São Paulo.