Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pestana culpa queda da libra pela baixa de turistas britânicos    

Portugal não se pode dar ao luxo de ter menos turistas britânicos, disse José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.

Miguel Baltazar
28 de Novembro de 2019 às 16:34
  • ...

Em 2017, o então ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson disse que o Reino Unido nunca iria voltar as costas a Portugal, um dos seus aliados mais antigos. Alguns dos seus concidadãos estão a fazer o contrário.

 

Apesar de a libra ter valorizado face ao euro nos últimos três meses, permanece mais fraca do que na altura do referendo em 2016. O que está a levar muitos turistas britânicos a procurar destinos mais baratos fora da Zona Euro, refere José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.

 

Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, o número de dormidas de turistas britânicos baixou 5,4%. Esta descida "está relacionado com um conjunto de fatores, incluindo uma libra mais fraca face ao euro", disse o gestor numa entrevista telefónica. O colapso do operador turístico Thomas Cook no início deste ano também teve impacto no fluxo de turistas britânicos para os resorts no Algarve e Ilha da Madeira, acrescentou.    

 

Para o Grupo Pestana, que é a maior cadeia de hotéis portuguesa, o mercado britânico caiu 7% na época de 2017/2018 e 3% em 2018/2019.

 

Sol, praias e golfe tornaram Portugal num dos destinos favoritos para os britânicos, que representam cerca de um quinto das dormidas de estrangeiros nos hotéis portugueses. Numa altura em que estão à porta as eleições que podem definir as relações futuras do Reino Unido com a União Europeia, Theotónio espera que depois da votação volte a aumentar o turismo britânico para o sul da Europa.

 

"Numa altura em que nos habituamos a viver com os adiamentos e incertezas relacionadas com o Brexit, o resultado das eleições deve ajudar a resolver alguns dos constrangimentos na nossa relação com o Reino Unido", disse o CEO.

 

Nos primeiros nove meses de 2019 o número de turistas nos hotéis e outros alojamentos em Portugal aumentaram 6,9% para um recorde de 21,1 milhões, com as dormidas dos britânicos a aumentarem apenas 0,8%. Portugal tem conseguido atrair mais turistas do norte da América, França, Espanha e Brasil, disse Theotónio.

 

Mas Portugal não se pode dar ao luxo de ter menos turistas britânicos, acrescentou Theotónio. O Grupo pestana tem mais de 90 hotéis em todo o mundo, incluindo um em Londres. A empresa espera alcançar receitas de 450 milhões de euros este ano, em linha com o registado em 2018, com os clientes do Reino Unido a representarem cerca de um quinto do total. "É mais fácil manter os mercados onde já estamos do que olhar para novos mercados para atrair turistas", disse o CEO. "O nosso grande desafio é continuar a ter uma relação privilegiada com o mercado do Reino Unido".

Texto original: Portuguese Hotel CEO Blames Weak Pound for Drop in U.K. Visitors

Ver comentários
Saber mais Pestana Reino Unido Portugal José Theotónio Grupo Pestana tursimo Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio