Notícia
Pandemia leva procura por autocaravanas em Portugal a aumentar 50%
A pandemia da covid-19 levou muitos portugueses a procurarem soluções alternativas para as suas férias e levou a que o autocaravanismo ganhe popularidade.
O impacto da pandemia da covid-19 reflete-se também na altura de os portugueses optarem por alternativas para as suas férias e são várias as famílias que escolheram o autocaravanismo, refere esta sexta-feira a Yescapa, plataforma de aluguer de autocaravanas.
A empresa destaca que o número de reservas confirmadas para o verão ascende já a 500, correspondentes a 3.500 dias de viagens reservados. A Yescapa indica ainda que nos dois últimos fins-de-semana de maio foram feitas 50 reservas e para a próxima semana, que inclui os feriados de quarta e quinta-feira, contabiliza 120 reservas.
E, sublinha a Yescapa, 78% dos visitantes do site indicam que é a primeira vez que experimentam o autocaravanismo.
Adicionalmente, o número de proprietários de autocaravanas que pretendem rentabilizar os seus veículos cresceu 43%, passando de 420 no final do ano passado para 600 veículos disponíveis no site da Yescapa.
Procura maior por casais com 35 a 45 anos e com filhos
A Yescapa refere ainda que o perfil dos utilizadores que têm feito reservas é principalmente "famílias entre 35 e 45 anos com uma ou duas crianças e que viajam pela primeira vez de autocaravana".
As rotas mais frequentes nos projetos de viagens indicados no site são "a Costa Vicentina, "roadtrip" pelo Douro, percorrer a Estrada Nacional 2 e o Alentejo".
A plataforma assinala também que existe uma tendência de reservas feitas com pouca antecedência face ao início da viagem.
"Temos vindo a perceber que, nos últimos anos, o autocaravanismo é cada vez mais uma tendência em Portugal. Com o período do desconfinamento, verificámos um grande aumento na procura, sobretudo a partir da terceira semana de maio. Prevemos que o número de reservas chegue às 1.550 durante o verão", afirma, citada em comunicado, Julie Da Vara, "chief operating officer" (COO) da Yescapa a nível global.
"Além de ser uma forma segura de viajar, o autocaravanismo pode ser também uma forma de impulsionar as economias locais e a oportunidade perfeita para conhecermos melhor os recantos de Portugal, como são exemplo as praias fluviais", acrescenta.
A empresa destaca que reforçou a limpeza e desinfeção dos veículos, tendo criado um conjunto de orientações de boas práticas a serem seguidas pelos proprietários e arrendatários.
A Yescapa, uma startup de origem francesa, opera em Portugal desde julho de 2018, tem cerca de 600 proprietários registados em Portugal e no ano passado foram cerca de 11.500 os portugueses que utilizaram a plataforma.