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Norte convida portugueses a fazer férias “lá em cima”
A nova campanha de promoção da região quer atrair turistas nacionais para o Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes, tentando recuperar uma parte das “avultadas perdas” sofridas pelo setor no primeiro semestre do ano.
A Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação de Turismo do Porto (ATP) lançaram esta quarta-feira, 8 de julho, uma campanha de promoção turística para "levar os portugueses a redescobrir o que de melhor o território tem para oferecer no Porto, no Minho, no Douro e em Trás-os-Montes".
Com o lema "Lá em cima", a campanha apresentada esta manhã na presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vai incidir no mercado interno nesta primeira fase, apresentando ofertas em várias áreas, desde o destino de cidade ao turismo de gastronomia e vinhos, náutico, de natureza, saúde, religioso, cultural ou paisagístico.
Segundo a informação partilhada pelas duas organizações numa nota enviada às redações, na página oficial há um "live chat" em que os utilizadores podem receber sugestões em tempo real e personalizadas sobre o destino e até reservar experiências turísticas naqueles locais.
Visando atenuar as perdas devido à pandemia, Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, frisou que "depois de um tempo de confinamento e numa altura em que ainda existem muitas restrições às viagens internacionais, este é o momento para os portugueses partirem à descoberta do que de melhor o país tem para desfrutar".
"A região é muito mais do que o Porto e o Douro. Há locais deslumbrantes para visitar no Minho ou em Trás-os-Montes, praias distinguidas pela Associação Bandeira Azul. [São] destinos a duas, três horas de viagem, com a excelência do bem receber das gentes do Norte e a essência do seu dedo mágico na gastronomia", acrescentou Ricardo Valente, presidente da ATP e vereador da Câmara do Porto.
Numa segunda fase, os promotores querem atrair o mercado espanhol que "pode ter em Portugal um destino privilegiado" devido à covid-19; e depois com a reposição das ligações áreas e da abertura das fronteiras também pretendem voltar a investir em promoção no Brasil, EUA, Alemanha e Reino Unido, outros dos principais mercados emissores de turistas para a região.
Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação desta campanha, realizada num hotel do Porto, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, admitiu que as perdas para o turismo podem ser superiores a 50% devido ao coronavírus, acrescentando ter esperança de que no próximo ano o setor possa recuperar.