Notícia
Hotelaria regista mais dormidas e gera mais receitas
O sector hoteleiro registou um aumento de 10,1% nas dormidas em Janeiro de 2014, face ao período homólogo, e obteve um crescimento de 6,4% nos proveitos durante o mesmo período.
Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que a hotelaria nacional conseguiu, no mês de Janeiro, aumentar o número de hóspedes, de dormidas e de proveitos, face ao período homólogo.
Em Janeiro de 2014 houve um crescimento de 10,1% do número de dormidas, face ao mesmo mês em 2013. Para este crescimento contribuíram as dormidas de cidadãos residentes em Portugal, cujo aumento foi de 9,6%, quando em Dezembro tinha sido de 6,1%, e o de não residentes que verificou um crescimento de 10,3%, o mesmo que havia sido registado em Dezembro de 2013.
Também ao nível dos proveitos, em Janeiro deste ano, o sector hoteleiro nacional registou um crescimento, face a Janeiro de 2013, de 6,4%. Ainda assim este aumento verifica um abrandamento relativamente aos 11,1% registados em Dezembro.
O número de hóspedes também aumentou 10,9% em Janeiro, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Relativamente aos hóspedes não residentes, considerados os principais dez mercados emissores para Portugal, constata-se um crescimento da quota em oito países, sendo que apenas o mercado holandês (-6,5%) e o italiano (-0,3%) registaram um decréscimo neste período.
O mercado irlandês (28,1%), o francês (22,1%) e o brasileiro (19,8%) destacam-se com um aumento mais significativo. Por regiões, percebe-se que o crescimento da absorção do turismo de não residentes foi mais expressivo no Norte (21,1%), nos Açores (17,6%) e em Lisboa (16,3%). Todavia, Lisboa (30,5%), a Madeira (28,1%) e o Algarve (27,4%) continuam a ser as principais regiões receptoras do turismo de não residentes.
Já as dormidas de cidadãos residentes em Portugal aumentaram em todas as regiões com excepção do Arquipélago dos Açores.